Pontual
Loc moral
Patente
Ótima
Quality
Chama!!!
Forte vidros
Gráfica
Loc moral 3
Ótica santa luzia
Giro Luvas
RR 2023 02
Optima seguros
RR MÍDIA 3
Sicoob
Breno
Ramses
Rodas
Mudança na estrutura

Mais uma barragem a montante da Vale é descaracterizada em Minas Gerais

Esta foi a sétima obra concluída pela mineradora, sendo quatro em Minas e três no Pará

29/11/2021 11h08
Por: Redação

Por Itasat

A mineradora Vale concluiu a descaracterização de mais uma barragem a montante em Minas. Desse vez a obra foi feita no dique 5 da barragem Pontal, em Itabira, na região Central do Estado. Agora a estrutura não exerce mais a função de armazenar rejeitos. 

Desde 2019, a Vale já eliminou sete barragens a montante no país. A mais recente, em julho, havia sido a barragem Fernandinho, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. No total, quatro estruturas em Minas Gerais e três no Pará já foram descaracterizadas. 

De acordo com a mineradora, outras 23 estruturas, todas em Minas Gerais, terão suas características a montante eliminadas. Os projetos estão com ações em andamento e são acompanhados pelos órgãos reguladores, Ministério Público e auditorias técnicas independentes. 

Com a conclusão da obra do dique 5 da barragem Pontal, que ainda será avaliada pelos órgãos competentes, agora, são duas estruturas a montante eliminadas em Itabira, que teve o dique Rio do Peixe concluído em dezembro de 2020. 

Outras obra também estão sendo feitas no complexo de Itabira com o objetivo de aumentar a segurança no complexo. Está sendo implementado reforço para o dique 4 e sendo feita a construção da Contenção Coqueirinho, que tem como função reter os rejeitos dos diques Minervino e Cordão Nova Vista em caso de necessidade durante as obras nessas estruturas.