Por Itasat
Começam a valer nesta segunda-feira (6), as novas regras para viajantes que querem entrar nos Estados Unidos. As medidas foram tomadas para tentar conter a ômicron, nova variante do coronavírus.
Para entrar no país será preciso apresentar um teste negativo para covid-19 feito até um dia antes da viagem. A exigência reduz o prazo para a realização do exame, que, atualmente, é de 72 horas. O teste precisa ser feito por todos os passageiros com idade a partir de dois anos. Serão aceitos exames do tipo antígeno e PCR.
Também será aceita uma documentação que comprove a recuperação da infecção pelo vírus nos 90 dias anteriores ao embarque.
As novas regras não alteram a exigência de vacinação. Todos os passageiros maiores de 18 anos só podem entrar no país se estiverem com o esquema vacinal completo, com qualquer imunizante aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela FDA, autoridade reguladora americana equivalente à Anvisa. Atualmente as vacinas permitidas são Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson), SinoPharm e CoronaVac.
Menores de idade não precisam estar vacinados, mas deve apresentar o teste negativo, feito no mesmo prazo dos adultos.
O uso de máscaras será obrigatório por passageiros de aviões, trens e ônibus até 18 de março, em vez de expirar em meados de janeiro, como estava previsto.
Quem descumprir a regra está sujeito a multa de até 3 mil dólares.