Por Ascom Prefeitura
Desde julho percorrendo diversas regiões de Sete Lagoas, nesta terça-feira, 7 de dezembro, foi a vez de o Castramóvel, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abrir as portas para tutores de baixa renda dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê. A castração gratuita de cães e gatos ocorre também nos dias 9, 14 e 15 de dezembro, de 08h às 16h, na Associação das Pastorinhas, rua Santa Bárbara, 942.
Depois de ouvir as orientações da equipe do CCZ, é hora de pesar os animais antes da cirurgia. O animal então é sedado e em poucos minutos está castrado. A gerente de hotel Mércia Diniz levou sua cachorrinha Lua, de três anos, para castrar. "Fui muito bem recepcionada. O cadastro foi tranquilo. A equipe tem excelentes profissionais. Tudo ocorreu como previsto. Só tenho a elogiar o trabalho, a disponibilidade de toda a equipe", afirmou.
Edenir Torres, que é profissional de petshop, também estava na fila e disse que já castrou três animais. "Foram três animais meus castrados. Gostei muito das cirurgias. Depois eu segui as orientações da veterinária e, passados os 15 dias, eu mesma tirei os pontos por já ter experiência com isso. Só ficou a marquinha dos pontos. Sou testemunha de que, fazendo a coisa certa e seguindo as orientações, dá tudo certo. O CCZ está de parabéns mesmo", comentou.
Duas mil cirurgias
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Patrícia Silveira, comemora as mais de duas mil cirurgias gratuitas de castração realizadas pelo CCZ desde julho (mil delas no castramóvel e outras mil no novo centro cirúrgico do CCZ) e aproveita para agradecer à equipe. "A gente fica muito feliz, pois conseguimos extrapolar nossa meta de castrações e já estamos fazendo a programação para o ano que vem, atendendo um bairro por mês, seguindo os critérios epidemiológicos. Torcemos para que seja um sucesso como foi este ano, com bastante adesão da população. Controlando as populações de cães e gatos vamos conseguindo controlar também várias doenças em nosso município. Agradeço a todos que fazem parte desse projeto, não só os veterinários, mas também os estagiários e voluntários. Sem eles não conseguiríamos realizar tantas cirurgias", agradeceu.
Os tutores dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê que quiserem castrar seus animais devem comparecer ao local (Associação das Pastorinhas, rua Santa Bárbara, 942) nos dias 9, 14 e 15 de dezembro, de 08h às 16h, portando um documento de identidade, comprovante de endereço e comprovante de renda de, no máximo, dois salários mínimos.