Coperlidere
RR MÍDIA 3
Ofício ao procurador

Léo Portela solicita que MP acompanhe implementação da SAF no Cruzeiro

Ofício foi encaminhado ao procurador-geral do estado, Jarbas Soares

10/12/2021 11h19
Por: Redação

Por Itasat

O deputado estadual Léo Portela (PL) encaminhou um ofício ao procurador-geral do estado, Jarbas Soares, pedindo que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acompanhe a implementação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Cruzeiro. 

"A instituição [Cruzeiro] tornou-se patrimônio imaterial, cultural, esportivo e histórico de Minas Gerais, com a sua história entrelaçada com a identidade da nossa gente, além de profunda ligação com a comunidade ítalo-mineira da Capital e do interior", argumentou. 

Léo Portela chegou a ser superintendente do clube na atual gestão, contudo, deixou o cargo em outubro de 2020 e se tornou crítico da atual diretoria celeste, encabeçada pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues. Em live nessa quinta-feira (9), ele já havia antecipado a decisão de pedir ao MPMG o acompanhamento da implementação da SAF.

"Os limites da instituição Cruzeiro extrapolam o privado. O Cruzeiro é patrimônio imaterial de Minas Gerais e dos mineiros. O Cruzeiro é uma instituição que deixa de recolher impostos e por isso recebe benesses do governo, por ser uma instituição sem fins lucrativos. O governo deixa de arrecadar para que ela cumpra o seu papel social. Assim sendo, ela tem que ser investigada", afirmou. 

Na ocasião, Portela também pediu que seja feita auditoria externa. "Exigimos transparência. Auditoria que não seja contratada pela diretoria ou pelo Conselho Deliberativo do Cruzeiro. Tem que ser uma auditoria contratada por grandes cruzeirenses, como o Conselho Gestor, que não precisa do Cruzeiro para nada", opinou.