Por Itasat
O Ministério da Saúde deve restabelecer até esta terça-feira (14), o ConectSUS, plataforma que mostra os comprovantes de vacinação contra a covid-19 e informações de saúde dos usuários.
A pasta afirma que trabalha para regularizar o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados. Nesse domingo (12), o ministério informou ainda que não houve perda de informações e todo o conteúdo foi recuperado com sucesso.
O site e o aplicativo estão fora do ar desde a madrugada da última sexta-feira (10), por causa de um ataque hacker. Durante o ataque, os hackers deixaram algumas mensagens.
Em uma delas eles dizem que foi um ataque ransomware, quando o conteúdo é sequestrado e os sequestradores vão cobrar um resgate. A segunda é que 50 terabytes de dados foram copiados e excluídos.
Além do site do Ministério da Saúde e o ConecteSUS, o ataque também afetou o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).