Por Ascom Prefeitura
A Prefeitura de Sete Lagoas empossou, na manhã desta segunda-feira, 13 de dezembro, o Conselho de Ética Pública, estabelecido pelo Decreto Nº 6.673, de 11 de novembro de 2019. Composto por dez membros, titulares e suplentes, de reconhecida idoneidade moral e reputação ilibada, escolhidos pelo chefe do Poder Executivo Municipal, os membros irão atuar em colaboração à Comissão de Governança e Integridade e Corregedoria Geral do Município. O evento foi realizado presencialmente, com limitação de participantes e com os devidos cuidados quanto à Covid-19, no gabinete do prefeito.
O Conselho de Ética Pública é vinculado diretamente ao prefeito e tem por finalidade conhecer de consultas, denúncias ou representações relacionadas a atos praticados por integrantes da Alta Administração do Poder Executivo Municipal, zelando pelo cumprimento do Código de Conduta e Ética dos agentes públicos e da alta administração.
Sete Lagoas, que já havia dado um grande passo no que diz respeito à integridade e transparência com a implantação do compliance, em 25 de novembro de 2019, agora conta com o Conselho Municipal de Ética buscando implantar, dia após dia, ações voltadas ao aprimoramento dos mecanismos de integridade pública, baseando-se e fazendo valer os artigos do Código de Conduta Ética do Agente Público de Sete Lagoas, instituído pelo Decreto N° 6.217, de 19 de fevereiro de 2020.
Em sua fala, o prefeito agradeceu a cada um dos membros empossados por terem aceito o convite. "Nossa administração é aberta e transparente e o nosso foco é administrar para o povo e junto ao povo. Por isso a importância de cada conselho que empossamos e, com vocês, faremos uma gestão cada vez mais transparente e íntegra, com austeridade e credibilidade", comentou o prefeito.
A posse se dá no momento em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. Ao empossar o Conselho de Ética Pública, o Poder Executivo manifesta seu compromisso com a efetividade do Programa de Integridade, em consonância com os valores éticos e com as boas práticas de governança corporativa, a fim de orientar o comportamento daqueles que aqui exercem suas atividades.
| - Membros titulares:
Adriano Cotta de Barros
Anderson Araújo Moura
Hermelino Teixeira Goulart
Janine Librelão dos Santos Souza
Odair Bebiano de Oliveira
|| - Membros suplentes:
Ana Cristina Mendes Muchon
Daniel Calbino Pinheiro
Francisco Geraldo Batista Cavalcanti
Helena Ferreira Avelar Guerra
Sabrina Barcelos de Avelar