Por Itasat
O técnico Cuca está próximo de alcançar nesta quarta-feira (15), diante do Athletico-PR, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, uma trinca de títulos pelo mesmo clube (Copa Libertadores, Série A e Copa do Brasil) que só Luiz Felipe Scolari tem na carreira.
Comandando o Grêmio nos anos 1990, Felipão ganhou em sequência a Copa do Brasil (1994), Libertadores (1995) e Brasileirão (1996).
Scolari repetiu a trinca pelo Palmeiras. Venceu a Copa do Brasil em 1998 e a Libertadores em 1999. Depois de quase duas décadas, na sua terceira e última passagem pelo Verdão, ganhou o Campeonato Brasileiro em 2018, competição que ele já tinha chegado perto antes em 1997, quando perdeu a final para o Vasco, de Antônio Lopes, treinador que também conquistou as três taças, mas por clubes diferentes.
A Copa do Brasil ele ganhou com o Internacional, em 1992. Além do Brasileirão de 1997, conquistou com o clube de São Januário a Libertadores de 1998.
Atual treinador da Seleção Brasileira, Tite, além da Libertadores, Série A e Copa do Brasil tem ainda o Mundial de Clubes, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana na sua galeria de grandes taças, mas essas conquistas aconteceram por Corinthians, Grêmio e Internacional.
No Timão ele viveu o período mais vitorioso da sua carreira vencendo, em sequência, o Campeonato Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial de Clubes (2012) e Recopa Sul-Americana (2013). Depois, voltou a vencer a Série A pelo clube do Parque São Jorge, em 2015.
A Copa do Brasil, que Cuca pode conquistar nesta quarta-feira, Tite venceu com o Grêmio, em 2001. A Sul-Americana ganhou com o rival do Tricolor, o Internacional, em 2008.
Na história
Além da trinca como treinador, Cuca pode alcançar nesta quarta-feira outro feito, o de vencer a Copa do Brasil como jogador e treinador, algo que só Renato Gaúcho tem no currículo.
O ex-treinador do Flamengo venceu a competição como atacante do clube em 1990, logo na segunda edição. Depois conquistou a taça como treinador do Fluminense (2008) e Grêmio (2016).
Cuca decidiu o primeiro título da Copa do Brasil como meia do Grêmio. Em 1989, ele marcou o segundo gol do tricolor gaúcho nos 2 a 1 sobre o Sport, no jogo de volta da decisão contra o Sport, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Agora, tem a chance de se consolidar como maior treinador da história atleticana com a trinca de grandes títulos pelo clube vencendo a Copa do Brasil como técnico.