Por Itasat
Em busca de mais opções no mercado, o Cruzeiro pode mesmo acertar a contratação de Danilo Avelar, de 32 anos, lateral-esquerdo de origem, mas que também atua como zagueiro.
Apesar de ainda ter contrato com o clube paulista, o jogador, que vinha se recuperando de uma cirurgia no joelho, foi afastado após praticar um ato de racismo em um bate-papo, enquanto disputava um jogo na internet.
Na época, Danilo Avelar disse a um jogador estrangeiro no Counter Strike: “fih de rapariga preta”, o que gerou enorme repercussão negativa.
Ele confirmou a veracidade do diálogo e se desculpou no dia seguinte.
“Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho. Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça mas, infelizmente, piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista”, escreveu.
Desde então, Danilo Avelar vem estudando sobre o tema, fazendo aulas semanais e se mostrando ativo na luta contra o racismo.
Segundo apuração da Itatiaia, a negociação com o Cruzeiro realmente existe e as partes conversam para avançar não apenas para contratar o jogador, mas também trazer o que viveu o jogador e o aprendizado sobre a luta para dentro do clube.
O entendimento é que Danilo Avelar pode ser um reforço importante para o técnico Vanderlei Luxemburgo e também mostrar que as pessoas podem aprender muito e buscar viver de outra forma mesmo cometendo um erro grave como o dele.
A informação sobre o interesse do Cruzeiro em Danilo Avelar foi antecipada pelo portal “Meu Timão” e confirmada à Itatiaia pelo próprio empresário do jogador, Fernando Garcia. O agente também cuida da carreira de Petros, que chegou a estar na mira do Cruzeiro recentemente, mas a pedida inicial esfriou a negociação.