RR MÍDIA 3
Coperlidere
ANASTASIA NO TCU

Câmara dos Deputados confirma nome de Anastasia para cargo de ministro do TCU

Senador por Minas Gerais foi escolhido pelo Senado em votação na noite desta terça-feira (14); na Câmara, foram 322 votos a favor e 18 contrários

16/12/2021 10h23
Por: Redação

Por Itasat

A Câmara dos Deputados confirmou a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Dos 513 deputados, 348 participaram da votação: 322 votaram a favor, 18 contra e oito deputados se abstiveram. 

O nome do ex-governador de Minas Gerais foi eleito em sessão no Senado na noite desta terça-feira (14), com 52 votos, derrotando os também senadores Kátia Abreu (PP-TO), que teve 19 votos, e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), escolhido por seis parlamentares. 

A vaga no TCU foi aberta depois que o ministro Raimundo Carreiro foi indicado para o posto de embaixador em Portugal. Ele assumiu a vaga em 2007, também por indicação do Senado, e foi presidente do Tribunal no biênio 2017-2018. 

Com a eleição de Antonio Anastasia (PSD) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas do União (TCU), o novo senador por Minas Gerais será Alexandre Silveira (PSD). Primeiro suplente do ex-governador de Minas Gerais ele ocupa, hoje, o cargo de Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado, ligado diretamente ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). 

Ele fica no cargo até o início de 2023, quando terminaria o mandato de Anastasia. A suplência do senador fica, agora, com o ex-deputado Lael Varella, ex-deputado federal pelo DEM que tem 82 anos de idade. A indicação de Anastasia deve passar, agora, pela Câmara dos Deputados. 

Nascido em Belo Horizonte, Silveira, que tem 51 anos, foi delegado da Polícia Civil de Minas Gerais e diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), na capital mineira. Ele também foi deputado federal e ocupou os cargos de secretário de Estado de Gestão e de Saúde durante o governo de Anastasia.