Por Itasat
A Câmara dos Deputados confirmou a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Dos 513 deputados, 348 participaram da votação: 322 votaram a favor, 18 contra e oito deputados se abstiveram.
O nome do ex-governador de Minas Gerais foi eleito em sessão no Senado na noite desta terça-feira (14), com 52 votos, derrotando os também senadores Kátia Abreu (PP-TO), que teve 19 votos, e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), escolhido por seis parlamentares.
A vaga no TCU foi aberta depois que o ministro Raimundo Carreiro foi indicado para o posto de embaixador em Portugal. Ele assumiu a vaga em 2007, também por indicação do Senado, e foi presidente do Tribunal no biênio 2017-2018.
Com a eleição de Antonio Anastasia (PSD) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas do União (TCU), o novo senador por Minas Gerais será Alexandre Silveira (PSD). Primeiro suplente do ex-governador de Minas Gerais ele ocupa, hoje, o cargo de Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado, ligado diretamente ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD).
Ele fica no cargo até o início de 2023, quando terminaria o mandato de Anastasia. A suplência do senador fica, agora, com o ex-deputado Lael Varella, ex-deputado federal pelo DEM que tem 82 anos de idade. A indicação de Anastasia deve passar, agora, pela Câmara dos Deputados.
Nascido em Belo Horizonte, Silveira, que tem 51 anos, foi delegado da Polícia Civil de Minas Gerais e diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), na capital mineira. Ele também foi deputado federal e ocupou os cargos de secretário de Estado de Gestão e de Saúde durante o governo de Anastasia.