Breno
Patente
Ótima
Optima seguros
Giro Luvas
Quality
Ótica santa luzia
Pontual
Loc moral
Loc moral 3
Sicoob
Gráfica
Rodas
Chama!!!
Ramses
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Exercício mental

Xadrez nas escolas: PL quer incentivar prática para melhorar o ensino no Brasil

Proposta destaca que exercício mental proporcionado pelo jogo tende a facilitar o aprendizado

17/12/2021 11h07Atualizado há 2 anos
Por: Redação

Por Itasat

Um Projeto de Lei (PL), aprovado no Senado Federal, quer incentivar que as escolas públicas e privadas brasileiras adotem o jogo de xadrez para alunos dos ensinos fundamental e médio. Autora da proposta, a senadora Nilda Gondim (MDB) defende que a prática pode melhorar a forma de ensino no país. 

A senadora destacou que o exercício mental propiciado pelo jogo tende a facilitar o aprendizado de áreas que exigem maior abstração, raciocínio lógico e elaboração do pensamento. O texto, agora, segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

O texto inicial previa a obrigatoriedade do ensino, mas a relatora, senadora Leila Barros (Cidadania), considerou que a inserção de disciplinas obrigatórias nos currículos escolares não é atribuição do Parlamento. Leila Barros optou, então, pelo texto substitutivo, trocando a obrigatoriedade pelo incentivo.

"Estudos realizados com vistas a aferir a relação entre a prática do xadrez e o desempenho escolar em geral, mas especialmente em matemática e raciocínio, têm apontado forte correlação. Essas evidências criam uma expectativa muito positiva em relação à adoção sistemática e estruturada da prática do xadrez na escola", disse Leila.