Por Itasat
Os melhores do futebol mineiro na temporada 2021 foram conhecidos na noite desta segunda-feira na apuração da 58ª edição do Troféu Guará BMG que foi realizada na sede da Itatiaia. Campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético é o destaque com a maioria dos eleitos na Seleção Guará.
O técnico Cuca, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro Junior Alonso e o atacante Hulk (Seleção Guará e Craque do Ano) foram eleitos por unanimidade. O camisa 7 do Galo também receberá o Troféu Guará BMG por ter sido artilheiro da temporada em Minas – e também do Brasil – com 36 gols.
Ao garantir a permanência na Série A do Brasileiro por pontos corridos pela primeira vez em sua história e ainda assegurar uma vaga na Copa Libertadores de 2022, o América também emplacou jogadores na Seleção Guará. O zagueiro Eduardo Bauermann e o atacante Ademir estão presentes entre os 11 melhores. Além disso, o Coelho teve Marcus Salum escolhido o Dirigente do Ano.
O Guará Especial será concedido ao Cruzeiro pelo centenário do clube completado em 2021. A revelação é o meio-campista Matías Zaracho, também do Galo. O melhor árbitro ficou para Felipe Fernandes Lima.
A eleição para as definições da Seleção Guará, dos prêmios por títulos conquistados e das outras premiações foi concluída após a soma dos votos de 29 veículos de comunicação de Minas Gerais, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia, que organiza a premiação.
Criado em 1962 pela Rádio Itatiaia, o Troféu Guará BMG é reconhecido pelo público como o mais importante e tradicional prêmio do futebol mineiro, exaltando os destaques da temporada em sua posição. O nome Guará é uma homenagem ao ex-jogador Guaracy Januzzi, que defendeu o Atlético nas décadas de 1930 e 1940.
Confira a Seleção Guará 2021:
Goleiro: Everson (Atlético)
Lateral-direito: Mariano (Atlético)
Zagueiros: Júnior Alonso (Atlético) e Eduardo Bauermann (América)
Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético)
Meio-campistas: Allan (Atlético), Jair (Atlético), Zaracho (Atlético) e Nacho Fernández (Atlético)
Atacantes: Ademir (América) e Hulk (Atlético)
Técnico: Cuca (Atlético)
Outros prêmios
Guará Especial: Cruzeiro (centenário do clube completado em 2021)
Artilheiro: Hulk (Atlético) – 36 gols
Revelação: Zaracho (Atlético)
Craque do ano: Hulk (Atlético)
Dirigente do ano: Marcus Salum (América)
Árbitro do ano: Felipe Fernandes de Lima
Premiação por títulos conquistados
Atlético - campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil
América - campeão Mineiro sub-20
Minas Tênis Clube - campeão da Superliga Feminina de Vôlei
Sada Cruzeiro - campeão Mundial de Clubes (vôlei)