Por Itasat
O Atlético, definitivamente, será alvo do mercado das especulações neste fim de temporada 2021 e início de 2022. Campeão estadual e também do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o time comandado pelo técnico Cuca ganhou valorização e, nos holofotes, já começa a ter os primeiros nomes, tanto de saídas quanto de chegadas, na mídia e na boca do povo pelas redes sociais.
Curtindo férias após um ano épico, jogadores, comissão técnica e diretoria aproveitam o descanso e o clube, por sua vez, evita comentar as especulações que começaram a pipocar. Com premiações e bilheteria, o Atlético se aproximou dos R$ 200 milhões; um baita presente de Natal!
Listamos alguns nomes especulados e explica a situação de cada um deles:
Possíveis alvos
Everton Cebolinha - destaque do Grêmio e vendido ao Benfica, o atacante não viveu boa temporada com o técnico Jorge Jesus em Portugal. Em baixa, desperta o interesse do Atlético e de outros clubes do país. Nesta segunda-feira (20), foi colocado como alvo do Milan, da Itália, e do Borussia Dortmund, da Alemanha.
Edenilson - Peça-chave no Internacional, o volante de 31 anos foi sondado no Galo no início desta temporada e volta a ter o nome falado nos bastidores como possível reforço para 2022. Em entrevista concedida à Rádio Gaúcha, o diretor-executivo Rodrigo Caetano rasgou elogios ao jogador, mas rechaçou que haja negociações em andamento. Ainda segundo ele, nada será feito sem que o Colorado esteja ciente.
Ederson - Vinculado ao Corinthians e com grande temporada pelo Fortaleza, o volante agrada ao técnico Cuca, principalmente caso haja alguma baixa no setor. Contudo, clube e estafe do atleta negam que haja alguma conversa em andamento para que ele desembarque na Cidade do Galo em janeiro.
Fernandinho - Jogador de Copa do Mundo, o volante Fernandinho surgiu nesta segunda como novo alvo do Galo. A informação foi trazida pelo jornalista turco Ekrem Konur, que escreve para site da Itália e também da Espanha. O jogador de 36 anos está atualmente no Manchester City e é considerado um dos líderes do time inglês comandado por
Pepe Guardiola. O desejo de retornar ao Brasil pode pesar, mas, jornalistas que acompanham o clube inglês acreditam que dificilmente o ciclo na Terra da Rainha se encerre nos próximos meses.
Arturo Vidal - Com a passagem pela Internazionale-ITA chegando ao fim, o volante chileno de 34 anos é outro que ganha espaço nas especulações no mercado brasileiro. Além de Santos, Flamengo e outros clubes, o Atlético também aparece numa possível lista de opções do também ex-jogador de Barcelona, Bayern de Munique e Juventus. Contudo, conforme apurou a Itatiaia, o atleta não está nos planos do alvinegro.
Philipe Coutinho - Fora dos planos do técnico Xavi, no Barcelona, o meia de 29 anos segue com mercado na Europa, mas, com a expectativa de figurar na Copa do Mundo de 2022, pode ter o mercado brasileiro como opção para retomar o bom futebol; atuar no atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, inclusive, seria importante porta para tal; contudo, até pelos valores envolvidos numa possível negociação, tudo segue no campo da especulação e é mais um nome que o clube não comenta.
Possível saídas
Nathan Silva - Vivendo grande fase na carreira, o prata-da-casa atleticano ganhou espaço com Cuca e foi peça importante nas conquistas da temporada. Trazido quando brilhava no Atlético-GO, o zagueiro de 24 anos ganhou força no mercado e já desperta interesses. Contudo, em contato com o estafe de Nathan Silva, a Itatiaia apurou que, até o momento, nenhuma proposta chegou ao atleta.
Diego Costa - Com contrato até o fim da próxima temporada, a permanência do atacante, ídolo em Chelsea-ING e Atlético de Madri-ESP, ainda não é garantida e a diretoria não foi procurada pelo estafe para um possível adeus. O desejo de ser titular e a insatisfação com o banco de reservas em algumas situações, aliados ao mercado do Velho Continente que aos poucos volta a tê-lo como alvo, conforme apurou a reportagem, pesariam para que o camisa 19 optasse pela saída. O Atlético, inclusive, não faria grandes esforços para fazê-lo mudar de ideia caso esta seja a decisão; contudo, existe uma multa para que o martelo seja batido. De acordo com Ekrem Konur, o sergipano recusou oferta de dois anos de contrato com o Al Nassr´s, da Arábia Saudita.
Guilherme Arana - Titular da seleção olímpica, medalhista de ouro nos Jogos de Tóquio e acionado por Tite na seleção principal, tendo grandes chances de disputar a Copa do Mundo, o lateral-esquerdo também desperta interesse dos grandes Europeus. Um dos principais ativos do clube, o paulista pode ser negociado, desde que os números sejam satisfatórios para o caixa do alvinegro. Porém, neste momento, a intenção de Caetano e companhia é de que ele permaneça em 2022.
Hyoran e Nathan - Parte do elenco, mas pouco aproveitados na temporada, os meio-campistas começam a ser sondados por clubes do país e, conforme apurou a Itatiaia, podem sim deixar o Atlético (por empréstimo ou venda) a partir de janeiro. Hyoran é falado em clubes do Sul do país e no Santos; Nathan, por sua vez, também estaria na mira do Peixe.
Savarino - Observado pelo Sevilla-ESP, o atacante venezuelano não teve uma reta final de temporada parecida com os meses em que brilhou com a camisa atleticana. Pouco utilizado neste final de ano, Savarino não tem a saída descartada, principalmente com a chegada de Ademir, contratado junto ao América. Porém, assim como acontece com Guilherme Arana, a diretoria tem intenção de mantê-lo como opção do elenco de Cuca.
Keno - Um dos protagonistas do Atlético nesta reta final de temporada e artilheiro do alvinegro em 2021, Keno foi sondado pelo Al Nassr´s, da Arábia Saudita, mas, de acordo com seu estafe, as conversas não avançaram.
Tchê Tchê - Emprestado pelo São Paulo e um dos homens de confiança do técnico Cuca, o volante tem o futuro incerto no Atlético. Com contrato até maio de 2022 com o alvinegro, mas não deve ser comprado pelo clube mineiro.
Jogadores já confirmados
Destaques do Juventude na temporada, o meia Guilherme Castilho e o zagueiro Vitor Mendes, ambos emprestados pelo Atlético ao time gaúcho, estarão de volta na apresentação dos atletas em janeiro.
Ademir, destaque do América, até o momento é o único contratado para o elenco que começará 2022 como o melhor do país.