RR 2023 02
Quality
Loc moral
Rodas
Breno
Ramses
Ótica santa luzia
Forte vidros
Sicoob
Gráfica
Patente
Optima seguros
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Loc moral 3
Pontual
Ótima
Chama!!!
COLTEC

Inscrições para cursos técnicos gratuitos da UFMG terminam na próxima terça (28): saiba como participar

'Desenvolvimento de sistemas' e 'Biotecnologia' são as formações oferecidas

23/12/2021 09h07
Por: Redação

Por Itasat

Alunos que desejam participar de cursos técnicos gratuitos do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG tem até a próxima terça-feira (28), para se inscrever. São ofertadas vagas em dois cursos técnicos subsequentes: de Desenvolvimento de sistemas e Biotecnologia. Os candidatos devem se inscrever pela internet, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Conforme o edital do processo seletivo, é necessário ter o ensino médio completo ou a ser concluído neste ano.

A diretora da unidade de ensino, Kátia Pedroso Silveira, explica quais são os objetivos de cada curso. "São dois cursos, o de desenvolvimento de sistemas que é um curso voltado para desenvolver aplicativos para celulares, para dispositivos móveis. Então a pessoa sai com essa capacidade de desenvolver esse tipo de aplicativo. O outro é de biotecnologia voltado para a área de análises clínicas. Então é mais voltado para a saúde", contou. 

A diretora conta que esses cursos tem um bom mercado em Belo Horizonte, com grande procura de empresas. "São áreas que o mercado está muito aberto. A gente tem muita procura aqui na região metropolitana de Belo Horizonte. Temos muitas indústrias e muitas empresas que trabalham tanto na área que é para o desenvolvimento de sistemas quanto para a área de biotecnologia. Tem uma procura grande por esse tipo de profissional, que não tem no mercado", afirmou.

Kátia conta que a seleção é feita através da nota do Enem. A pessoa faz uma inscrição e a partir dessa inscrição nós puxamos as notas que a pessoa tem no ENEM e é a nota do ENEM que vai valer para fazer a classificação. E não precisa ser só o ENEM desse ano. É o ENEM dos últimos anos, de 2016 até agora 2021", explicou.  

Cada curso tem 36 vagas. Metade delas destina-se à ampla concorrência, e a outra metade é distribuída pelos critérios de reservas, conforme detalhado no Quadro I do edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30. Os cursos terão atividades no período noturno.

O processo seletivo terá uma única etapa, baseada nas notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de janeiro, e o resultado final, após o prazo de recursos, estará disponível em 3 de fevereiro, na página da Copeve.