RR MÍDIA 3
Coperlidere
Paralisação total

Greve do metrô de Belo Horizonte entra no segundo dia com as 19 estações fechadas

Reunião marcada para hoje definirá se a categoria vai cumprir a escala mínima determinada pelo TRT

24/12/2021 09h03
Por: Redação

Por Itasat

O segundo dia da greve dos metroviários de Belo Horizonte começa nesta sexta-feira com as 19 estações do metrô da capital fechadas. A paralisação, iniciada nessa quinta-feira (23), não cumpre a escala mínima de funcionamento determinada pela Tribunal Regional do Trabalho (TRT).  Com isso, quem precisa do transporte nesta véspera de Natal, dia de movimento intenso no comércio, tem que usar outros meios, como ônibus, táxi ou aplicativos. 

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) decidirá nesta manhã se cumprirá ou não a escala mínima de operação determinada pelo TRT. A assembleia está marcada para às 10h, na Praça da Estação, no Centro da capital.

A greve é motivada por resolução do governo federal que proíbe que empregados de BH solicitem transferência para outras unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), caso o metrô da capital mineira seja privatizado. Os metroviários alegam ainda que há uma falta de diálogo entre o sindicato e o Executivo federal, responsável pela privatização.