Por Itasat
A auditoria da equipe de Ronaldo no Cruzeiro já resulta em demissões no departamento de futebol. Para diminuir consideravelmente sua folha salarial o clube iniciou um processo de demissões e dispensas. Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica, o diretor da base Gustavo Ferreira, todos já foram comunicados de seus desligamentos, portanto estão fora dos planos para 2022. Além desses, e de Alexandre Mattos - que já havia sido dispensado na semana passada-, outros profissionais também não seguirão na Raposa.
O fisiologista Emerson Silami Garcia deixou o clube. Segundo apurado, quem também deve sair é a nutricionista Patrícia Teixeira e o coordenador Juliano Belletti. Outros dois que não ficam são o coordenador de captação da base Amarildo Borges, e o captador Gilmar Francisco, ex-zagueiro do Cruzeiro entre os anos 1980 e 1990.
Ao todo, ainda de acordo com apurações da reportagem, cerca de 20 profissionais terão os seus vínculos empregatícios rompidos.
A intenção da nova diretoria cruzeirense é diminuir custos e cortar na carne o pagamento de salários, diminuindo a folha de R$ 3 milhões para um terço desse valor.
Luxemburgo se despediu
Depois de ser comunicado sobre sua saída do Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo publicou um vídeo de despedida do clube. O treinador disse que não desejava sair, mas entende o desejo da nova gestão da Raposa.
"Acabei de ser comunicado que não continuo para a próxima temporada. Recebo (a notícia) com muita tristeza, porque era uma coisa que queria (permanecer), mas que aceitaria qualquer decisão que fosse tomada pela nova gestão do Cruzeiro. Agradecer a torcida cruzeirense pelo apoio, pelo manifesto de carinho que recebo sempre na minha mídia social. A imprensa, que sempre me tratou muito bem em Minas Gerais, foi muito bom ter voltado ao Cruzeiro. Desejar sorte ao Cruzeiro na próxima temporada, que consiga o seu objetivo, com certeza estarei torcendo", disse o treinador.
Em novembro, Luxemburgo, que tinha acordo até o fim desta temporada, anunciou em um vídeo que o seu contrato com o Cruzeiro havia sido renovado até 2023. O treinador assumiu o comando da Raposa em julho de 2021, durante a Série B do Campeonato Brasileiro, após a saída de Mozart, demitido pelos resultados ruins. brigado ao Cruzeiro e a sua torcida.
Com essa saída, encerra-se a terceira passagem de Luxemburgo pelo Cruzeiro. No total, o treinador comandou a Raposa em 149 jogos, 82 vitórias, 36 empates e 31 derrotas.
Na terceira passagem, Luxa somou 23 partidas, com oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas, tendo aproveitamento de quase 51%.