Por Itasat
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoa nesta segunda-feira (3), as cidades mineiras atingidas pelas chuvas no Norte de Minas. Ele também se reunirá com gestores municipais para prestar auxílio federal e debater a liberação de recursos.
Direto da base aérea em Brasília nesta manhã, o ministro conversou com a reportagem da Itatiaia. "Iremos [a Minas] para prestar nosso apoio, solidariedade e, efetivamente, fazer nossa ação de ajuda à população desabrigada", afirmou.
Ele ressalta que, até o momento, foram disponibilizados a Minas Gerais pelo Governo Federal R$ 47 milhões para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura danificada.
"Estamos fazendo o levantamento dos danos causados, o que só pode ser feito com exatidão quando água abaixa. Vamos dizer aos prefeitos sobre nosso apoio. O valor e montante do que será liberado dependerá do diagnóstico dos prefeitos de cada cidade afetada", afirmou.
O ministro estará acompanhado do senador Alexandre Silveira (PSD). "Esperamos que hoje possamos, além de conversar com os prefeitos, levar respostas efetivas para socorrer a população", afirmou.
Sobrevoo
O sobrevoo vai começar às 14h, e deve ser iniciado no município de Almenara. Durante o período da manhã, Marinho se reúne com gestores municipais na prefeitura de Almenara. Após o sobrevoo, o ministro participa de mais uma reunião com representantes das cidades atingidas.
Uma das cidades mais afetadas foi Salinas, um dos pontos em que Marinho visitará. Os temporais que atingiram o município na última segunda (27), causaram o transbordamento de um rio que corta o município, alagando as principais vias da cidade. Até agora, 124 cidades decretaram situação de emergência em virtude das chuvas.