RR MÍDIA 3
Coperlidere
Modernização

Eleições 2022: urnas terão processadores mais ágeis e resultado deve sair mais rápido

Modernização permitirá identificação mais ágil dos eleitores, segundo juiz do TRE-MG

04/01/2022 10h22
Por: Redação

Por Itasat

Os resultados das eleições de 2022 deverão ser divulgados com mais rapidez do que em 2016. Isso se deve à modernização das urnas eletrônicas, que terão processadores 18 vezes mais rápidos do que tinham os equipamentos utilizados no último pleito para presidência, Câmara e Assembleia e Senado.

As informações foram confirmadas pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais (TRE-MG), Paulo Tamburini. Com o processador mais rápido, a identificação do eleitor será mais ágil, o que permitirá a fila fluir melhor.

"O layout dela será mais leve, mais fácil de armazenar", explica. Outra mudança é que o terminal do mesário será de touch-screen. "Apesar dela manter o visual como conhecemos, houve mudanças estruturais", explica. 

De acordo com Tamburini, outra mudança que deve agregar agilidade à divulgação do resultado é a implementação da unificação da eleição no horário de Brasília em todo o país. "A gente tinha que esperar os fusos horários diferentes para concluir a eleição", pondera. 

Segurança das urnas

Tamburini também voltou a ressaltar a segurança das urnas eletrônicas. Ele pontua que os equipamentos foram submetidos a testes de empresas e pessoas com expertise em tecnologia que tentaram invadir o sistema. 

"Nenhuma conseguiu chegar até o processo onde são processados os votos. Mais uma vez se provou essa segurança da urna eletrônica brasileira", ressalta.