Por Itasat
Mais uma vez o mundo contabiliza recorde de novos casos da covid-19 em 24 horas. São mais de 2,5 milhões de infectados. Segundo autoridades, isso se deve a rápida proliferação da variante Ômicron do coronavírus.
O país com mais casos registrados foi novamente os Estados Unidos. A Ômicron já é responsável por 95,4% das novas infecções no país, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Os EUA registraram nessa segunda-feira (4), pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 1 milhão de novas infecções em um dia. O número impulsionou um novo recorde mundial de casos, com 2,4 milhões de notificações - foi também a primeira vez que houve o registro de mais de 2 milhões de novos casos. O recorde anterior havia sido registrado em 30 de dezembro de 2021, quando foram contabilizados 1,95 milhão, segundo o Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.
Apesar da explosão de casos em razão da Ômicron, altamente contagiosa, o número de mortes está em queda. Com o avanço da vacinação, a média de óbitos nos últimos 7 dias caiu abaixo de 6 mil pela primeira vez desde outubro de 2020. O recorde de mortes em 24 horas no mundo segue sendo de 20 de janeiro de 2020: 18.062.