Por Itasat
O ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Guido Mantega, foi duramente criticado pelos outros pré-candidatos à presidência da República, após escrever um artigo no jornal Folha de São Paulo dizendo que é contra o teto de gastos e as reformas aprovadas nos dois últimos governos, entre elas a trabalhista. A manifestação gerou preocupação quanto a um possível retrocesso, em caso de vitória de Lula.
Ciro Gomes, por exemplo, usou o Twitter e escreveu: “Fugindo das próprias culpas, que são imensas, o lulismo já reedita o famoso álibi da herança maldita. A proposta econômica do petismo não é ‘mais do mesmo’, e sim ‘menos do mesmo’”.
O presidente Jair Bolsonaro também criticou Lula depois de receber alta médica. O presidente afirmou que jamais escolheu ministros em troca de apoio político, como sugeriu que o ex-presidente tem feito. Segundo Bolsonaro, Lula já ofereceu a Caixa Econômica Federal e um ministério a um grupo político, em troca de apoio, mas não disse para qual.
Lula respondeu, dizendo que Bolsonaro é um “mentiroso contumaz, que fica tentando desviar assunto do fracasso estrondoso do governo dele”.