Pontual
Gráfica
Breno
Loc moral
Loc moral 3
Patente
Sicoob
Rodas
Ótica santa luzia
Ótima
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Optima seguros
RR 2023 02
Forte vidros
Ramses
Quality
Escassez hídrica

Zema pede suspensão da bandeira vermelha na conta de luz em MG após fortes chuvas

Por meio de publicação no Twitter, o governador de Minas Gerais informou que enviou o pedido de suspensão ao ministro Bento Albuquerque, à frente da pasta das Minas e Energia

14/01/2022 10h26
Por: Redação

Por Itasat

O governador Romeu Zema (Novo) solicitou ao Ministério de Minas e Energia a suspensão da cobrança da bandeira vermelha nas contas de energia elétrica dos mineiros, que pagam pela tarifa de escassez hídrica desde setembro passado.

A previsão inicial do Governo Federal é que a cobrança fosse mantida até abril; entretanto, em função dos fortes temporais registrados entre dezembro e o início de janeiro, que deixaram 341 municípios mineiros em emergência, os reservatórios estão cheios e cresceu a pressão para que a taxa seja suspensa no território estadual.

O pedido de suspensão foi confirmado por Zema em publicação no Twitter na tarde de quinta-feira (13).

“Neste momento de recuperação econômica dos efeitos da pandemia, agravado pela crise das finanças estaduais, em que somos atingidos por chuvas que ocasionam verdadeiro cenário de guerra, a solidariedade com os mineiros é emergencial”, escreveu. Ainda em relação à tarifa extraordinária, ele defendeu que Minas Gerais não pode ser penalizada “com o custo determinado pela Câmara de Gestão Hidroenergética e aplicado pela ANEEL”.  

Determinada em setembro passado em meio a um cenário de escassez hídrica, a bandeira vermelha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em seu segundo patamar, como é cobrada, prevê aumento de R$ 9,492 para cada 100 kWh consumidos. À época, a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) criou ainda a bandeira de escassez hídrica para pagar pelos custos excepcionais do acionamento de usinas térmicas – com ela, a cobrança na conta de luz sobe para R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.