Por Itasat
A preocupação das autoridades em torno do avanço da variante ômicron da covid-19 fez o governo de Minas Gerais e a Federação Mineira de Futebol (FMF) marcarem uma reunião para esta quarta-feira (19), às 15h. De acordo com fontes ligadas às duas partes, a pauta do encontro é o público nos estádios. Serão debatidas medidas de segurança para conter a disseminação do vírus.
No entanto, não há confirmação por parte do governo se haverá redução de público nas partidas do Campeonato Mineiro, que começa no próximo dia 25 no duelo entre Caldense e América, em Poços de Caldas. Atualmente, Mineirão e Independência podem receber 100% da capacidade. Nos estádios do interior, cada cidade tem um protocolo específico.
Na reunião, devem estar presentes o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e o presidente da FMF, Adriano Aro. A informação sobre o encontro foi divulgada pelo portal Superesportes e confirmada pela Itatiaia.
Zema testa positivo
Nesta segunda-feira, o governador Romeu Zema (Novo) testou positivo para a covid-19. A informação foi divulgada e confirmada posteriormente pela assessoria de imprensa do governo.
Em nota, o Governo de Minas disse que Zema realiza testes preventivos de covid-19 diariamente e que o resultado foi positivo hoje. Em seu Twitter, o governador disse que apresenta sintomas leves e que vai ficar em isolamento pelo "período necessário".
Dados da covid-19
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas Gerais confirmou 4.323 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Foram três mortes causadas pela doença.
Segundo o boletim, desde o início da pandemia o Estado registrou 2.362.231 casos e 56.832 mortes causadas pela covid-19.
São ainda 114.208 casos em acompanhamento, internados ou em isolamento domiciliar, e 2.191.191 pessoas conseguiram vencer a doença e estão recuperadas.
Sobre a vacinação, o boletim mostra que até o momento 16.657.723 tomaram a primeira dose, 15.152.545 tomaram a segunda e 502.434 tomaram dose única. Outras 3.800.254 tomaram o reforço.