Por Itasat
O jogador Alexandre Pato chamou atenção na tarde desta terça-feira (18), mas não por sua atuação no campo. O atacante fez uma postagem em defesa do tenista Novak Djokovic, que foi proibido de disputar o Australian Open por não ter se vacinado contra o Covid-19.
Na publicação compartilhada nos stories, o jogador do Orlando City fez uma lista de 17 fatos "positivos" sobre Djokovic, a quem se refere como "um herói a ser seguido no movimento de resistência contra o totalitarismo". Ao exaltar o tenista sérvio, Pato se referiu ao coronavírus como uma "peste chinesa" e chamou a vacina de "picada experimental".
Com a repercussão negativa, Pato logo apagou a postagem e publicou um comunicado onde pede desculpas e se diz favorável à imunização contra a Covid-19. Na nota, o jogador destaca a importância da vacina e afirma ter tomado as doses quando foram liberadas. Ele ainda afirma que a intenção da postagem foi valorizar feitos humanitários e as conquistas de Djokovic, mas que "não são palavras que regem minha vida e maneira de pensar".
A MLS, liga norte-americana de futebol, onde Pato atua desde o início do ano passado, tem baixa tolerância com atletas não vacinados. O próprio atacante recebeu a primeira dose da vacina em abril de 2021, ocasião em que compartilhou uma foto comemorando a imunização.