Por Itasat
Após empatar um jogo e vencer outro no Campeonato Mineiro, o Atlético volta a campo nesta quarta-feira (2), às 19h30, para enfrentar o Uberlândia, no Parque do Sabiá. Para o confronto, a equipe alvinegra está bem diferente daquela que atuou no estádio do Triângulo Mineiro pela última vez.
Do atual elenco, que foi campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e do Mineiro de 2021, apenas três jogadores entraram em campo naquele duelo contra o Uberlândia: o zagueiro Réver e os volantes Jair e Allan. O trio foi titular, sendo que os dois primeiros atuaram os 90 minutos, enquanto o camisa 29 foi substituído por Ramón Martínez, atualmente emprestado ao Libertad-PAR.
Na partida disputada no dia 21 de janeiro de 2020, antes do início da pandemia de covid-19 declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março daquele ano, o Galo venceu por 1 a 0, com gol de pênalti do lateral-esquerdo Fábio Santos. O goleiro Michael ainda defendeu uma cobrança de pênalti e garantiu os três pontos para o time alvinegro na primeira rodada do Estadual. Ambos os jogadores não estão mais no clube. O lateral defende o Corinthians, enquanto o arqueiro está emprestado ao Alverca-POR.
O duelo também marcou a estreia do técnico Rafael Dudamel. Após 37 dias daquele jogo, o treinador venezuelano seria demitido depois da eliminação do Atlético para o modesto Afogados-PE na segunda fase da Copa do Brasil – dias antes, o Galo havia caído na primeira fase da Copa Sul-Americana para o Unión-ARG.
Neste ano, assim como em 2020, o Galo vai a Uberlândia com um treinador estrangeiro que assumiu o comando há pouco tempo. Se Dudamel fez a estreia contra o Periquito, o argentino Antonio 'El Turco' Mohamed irá dirigir o Atlético pela terceira vez. Tony estreou no empate por 1 a 1 com o Villa Nova, quarta-feira (26), em Nova Lima. No último sábado (29), o comandante conheceu sua primeira vitória: 3 a 0 no Tombense, no Independência.
Confira a ficha técnica do jogo:
Uberlândia 0 x 1 Atlético
Uberlândia: Rafael; Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Serginho (Clebinho), Leandro Salino e Diogo Peixoto; Dija Baiano, Wandinho (Breno) e Felipe Alves (Tiago Amaral). Técnico: Felipe Surian
Atlético: Michael; Patric, Réver, Gabriel e Fábio Santos; Zé Welison, Jair, Allan (Ramón Martínez) e Hyoran; Marquinhos (Maicon Bolt) e Di Santo (Bruno Silva). Técnico: Rafael Dudamel
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 21 de janeiro de 2020, terça-feira, às 21h30
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Gol: Fábio Santos (pênalti - 22’/1º)
Cartão Amarelo: Plínio, Fábio Alves, Serginho, Clebinho (Uberlândia); Gabriel, Jair (Atlético)
Árbitro: Felipe Fernandes Lima
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida Costa