Por Itasat
Em um jogo com intervenções importantes da arbitragem, o América bateu o Cruzeiro por 2 a 0 no primeiro clássico disputado na temporada. A partida, válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, foi disputada na noite desta quarta-feira, no Mineirão.
É possível dividir o confronto em duas partes. Até o 15 minutos, a Raposa era melhor dentro de campo e conseguiu balançar as redes com o atacante Edu, após jogada trabalhada de pé em pé. O placar, no entanto, não foi alterado no Gigante da Pampulha. Isso porque o assistente que atuava do lado oposto às cabines de rádio marcou um impedimento inexistente.
Apenas dois minutos após a anulação do gol, Waguininho, que era um dos destaques do jogo, agrediu Patric em frente aos bancos de reservas. A ação foi flagrada pelo quarto árbitro, que avisou o juiz principal. Cartão vermelho para o atacante do Cruzeiro.
A partir da expulsão do atacante da Raposa, o América tomou as rédeas da partida e aproveitou o fato de ter um homem a mais em campo.
Aos 24 minutos da primeira etapa a superioridade do Coelho foi coroada com um golaço de falta de Patric, que já havia provocado a expulsão de Waguininho. O camisa 2 estava disposto a ser o nome do clássico. Aos 32, ele encontrou Alê na segunda trave. O meia mandou de cabeça para o fundo das redes.
A insatisfação do Cruzeiro com o árbitro Ricardo Marques Ribeiro ainda teve mais um episódio. Após sofrer falta, Wellington Paulista atingiu o rosto do volante William Oliveira com o pé. Considerando que o choque foi acidental, o juiz não puniu o veterano atacante.
À frente no placar, o América conseguiu administrar o resultado com inteligência no segundo tempo. O Coelho conseguiu ficar com a bola e agredir a Raposa com muita velocidade, principalmente após a entrada de Carlos Alberto, que castigou a zaga celeste.
Confortável com o resultado, o time do técnico Marquinhos Santos não precisou forçar um terceiro gol e apenas deixou o tempo passar para garantir mais três pontos.
Neste sábado, às 19h30, o América recebe o Athletic no Independência. No mesmo dia, às 16h30, o Cruzeiro enfrenta a Caldense fora de casa. As partidas são válidas pela quarta rodada do Campeonato Mineiro
Ficha do Jogo
Cruzeiro: Rafael Cabral, Gabriel Dias (Bruno José), Sidnei (Maicon), Brock, Geovane e Rafael Santos (Bidu); William Oliveira, Felipe Machado (Adriano) e João Paulo; Waguininho e Edu . Técnico: Paulo Pezzolano
América: Jori, Patric (Cáceres), Maidana (Conti), Éder e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo (Carlos Alberto), Wellington Paulista e Felipe Azevedo . Técnico: Marquinhos Santos
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 02 de Fevereiro de 2022, quarta-feira, às 21h30
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Patric (24'1T), Alê, (32'1T)
Cartões amarelos: João Paulo e Maicon (Cruzeiro) Patric, Maidana, Conti e Carlos Alberto (América)
Cartão vermelho: Waguininho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente