Por Itasat
Ex-deputado por Minas Gerais, Tilden Santiago morreu nessa noite de quarta-feira (2) aos 81 anos, vítima da Covid-19. Com longa trajetória política, o mineiro de Nova Era, na região Central de Minas Gerais, ocupou o cargo de embaixador do Brasil em Cuba entre 2003 e 2006 e é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em Belo Horizonte, foi também presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Ainda à noite de quarta-feira, políticos e instituições partidárias lamentaram a morte de Santiago.
Recém-filiado ao Cidadania mineiro, Tilden se preparava para as eleições de outubro. À Itatiaia, o presidente do partido em Minas Gerais, o deputado João Vitor Xavier, relembrou a presença de Santiago na última convenção do diretório e emitiu nota de pesar.
“O Cidadania de Minas Gerais lamenta muito a morte do ex-embaixador, que recentemente se filiou ao partido. Ele estava muito entusiasmado e com planos para a eleição desse ano, com desejo de construir um debate político no Brasil, com um ânimo de garoto e ideias frescas na cabeça para contribuir por um Brasil menos polarizado e por uma discussão política mais humana e mais profunda”, disse. “Em nome do Cidadania, deixo meu abraço em toda sua família e em todos que gostavam e que conviveram com o ex-deputado e ex-embaixador”, concluiu.
Em nome do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman assinou nota pela morte de Tilden Santiago. "Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental. Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida", publicou o PT.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) igualmente lamentou o falecimento do parlamentar. "Nossa bancada se solidariza com os familiares, amigos e todos que neste momento comungam do nosso sentimento de tristeza. Seu exemplo militante seguirá nos inspirando", escreveu.
Trajetória
Tilden Santiago foi deputado estadual por Minas Gerais pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em três mandatos consecutivos, de 1991 a 2003. Durante a última legislatura, ele licenciou-se do cargo para assumir o cargo de Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado.
O ex-parlamentar é um dos fundadores do PT e foi filiado ao partido entre 1980-2007, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) de 2008 a 2019 e integrou parte do quadro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entre 2020 e 2021, quando migrou para o Cidadania.
Durante o primeiro mandato do presidente Lula, Tilden Santiago foi embaixador em Cuba entre 2003 e 2006.