Por Itasat
Alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais retornam às escolas nesta segunda-feira (7). As atividades são 100% presenciais, e a presença dos estudantes é obrigatória, segundo a Secretaria de Estado de Educação. Em BH, a prefeitura adiou as aulas para crianças de 5 a 11 anos, e a questão foi parar na Justiça (veja mais abaixo).
A pasta da Educação estadual também reforça que alunos com sintomas de covid-19 não devem ir às escolas. "A medida correta a se tomar é não comparecer ao ambiente escolar, devendo procurar atendimento médico e comunicar a unidade de ensino", orientou.
Conforme o protocolo sanitário, as aulas de uma turma só serão suspensas caso ao menos 30% dos estudantes de determinada classe tenham diagnóstico positivo para o vírus. O afastamento é de cinco dias.
Professores e funcionários das instituições de ensino voltaram na semana passada para organizarem o retorno dos estudantes.
Aulas em BH
Em Belo Horizonte, a prefeitura adiou o retorno das aulas de crianças de 5 a 11 anos para 14 de fevereiro. Segundo o Executivo, a decisão foi tomada para avanço da vacinação contra covid-19 da faixa etária, recém-incluída do plano de imunização. Com isso, as aulas da rede estadual para alunos desta faixa etária também foram adiadas.
A Justiça, no entanto, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), determinou a suspensão de adiamento das aulas. A Prefeitura de BH afirma ainda não ter sido comunicada da decisão, o que deve acontecer ainda nesta segunda-feira. Desta forma, novidades sobre a questão devem ser divulgadas ao longo do dia.