RR MÍDIA 3
Coperlidere
IMIGRAÇÃO ILEGAL

Vereadora mineira comunica renuncia por WhatsApp após se mudar para os Estados Unidos

Rosilene alegou que enfrentava problemas familiares e foi obrigada a se mudar para os EUA

10/02/2022 10h21
Por: Redação

Por Itasat

A vereadora Rosilene Franco (PROS), de Caratinga, na região Leste de Minas Gerais, renunciou ao cargo através de um áudio, por WhatsApp, enviado ao presidente da Câmara Municipal da cidade, na noite dessa terça-feira (08). O comunicado inusitado foi feito após a parlamentar se mudar para os Estados Unidos. Já no exterior, a vereadora explicou que pretende iniciar uma nova vida em solo norte-americano. 

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cleon Coelho (PSD), Rosilene alegou que enfrentava problemas familiares e foi obrigada a se mudar para os EUA. As mensagens enviadas ao parlamentar foram encaminhadas para os advogados do departamento jurídico da Câmara, e os defensores estão tomando providências legais para que a vereadora possa assinar formalmente a renúncia, por meio digital. 

No entanto, conforme Cleon Coelho, a Câmara segue em recesso parlamentar até o próximo dia 15 de fevereiro. Caso Rosilene não compareça ao plenário ou assine o documento para a renúncia, os vereadores iniciarão o processo de nomeação do substituto da parlamentar. “Vamos providenciar os trâmites legais e informar à Justiça Eleitoral que temos uma vaga na Câmara Municipal de Caratinga, que precisa ser preenchida. Eu acredito que a Rosilene realmente não vai voltar até o fim do recesso ”, contou à reportagem da Itatiaia. 

Suplente de Rosilene Franco, Noé de Sousa Batista, o Noé da Farmácia, foi candidato a vereador nas eleições 2020, pelo PROS, ele obteve 476 votos. Ele deve assumir o cargo ainda neste mês, após ser nomeado pela Justiça Eleitoral. 

Rosilene Franco está em seu segundo mandato. Ela disputou as eleições por três vezes, sendo eleita em 2012 e em 2020. Na última eleição ela recebeu 642 votos. No entanto, a parlamentar enfrentava um processo de cassação de mandato impetrado por um cidadão da cidade. Segundo o documento, a vereadora teria inserido informações falsas em um documento público. 

O presidente da casa, Cleon Coelho, afirma que ainda não recebeu a denúncia, mas acredita que ela poderia perder os "seus direitos políticos". À Itatiaia ele contou também que é possível que Rosilene tenha ingressado nos Estados Unidos atravessando a fronteira com o México, de maneira ilegal.   

Sonho norte-americano é comum entre moradores da região Leste de Minas

A imigração ilegal de brasileiros nos Estados Unidos é comum na região Leste de Minas, que concentra historicamente o maior número de brasileiros que tentam entrar nos EUA. A maioria das pessoas deixa a vida no Brasil para trás em busca de oportunidades de trabalho.

A quantidade de brasileiros que tentaram entrar de forma ilegal nos EUA explodiu no último ano. Dados do Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) apontam que foram mais de 58 mil apreensões em 2021. O crescimento foi de 534% em relação a 2020, quando foram 9.147. O Brasil é o sexto país com mais migrantes detidos em 2021.

No entanto, o sonho de novas oportunidades em solo norte-americano muitas vezes é frustrado e os brasileiros são deportados, muitas vezes apenas com a roupa do corpo. Somente na semana passada, 280 deportados desembarcaram nesta situação, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de BH.  

Dentre os relatos de passageiros, alguns afirmaram passar frio e fome quando estavam detidos. Além disso, medicamentos foram negados para crianças.

As deportações fazem parte de novo entendimento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, que facilita o procedimento de saída daquele país de imigrantes ilegais.

Desde outubro de 2019, quando o tratamento a imigrantes ilegais foi alterado no governo Trump e aceito pelo Itamaraty, já são 54 voos somente em Minas Gerais.