Coperlidere
RR MÍDIA 3
HISTÓRIA

Supercopa do Brasil será tira-teima do século entre Atlético e Flamengo

Foram 43 confrontos de 2001 para cá, e cada clube soma 17 vitórias

18/02/2022 08h53
Por: Redação

Por Itasat

A Supercopa do Brasil entre Atlético e Flamengo neste domingo (20) às 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, será também um tira-teima do confronto no século. Considerando os jogos entre os dois rivais a partir de 2001, cada um venceu 17 vezes e foram nove os empates em um total de 43 jogos.

O bom para o Galo é que essa história começa com uma vitória em uma partida disputada no Centro-Oeste, assim como será a Supercopa, mas pelo Brasileirão. No feriado de 21 de outubro de 2001, o clube rubro-negro mandou no Serejão, em Taguatinga, a partida entre eles pela 19ª rodada da competição.

Este jogo foi marcado por gols em jogadas de bola parada e teve uma reta final emocionante. O Atlético vencia por 1 a 0 com gol de Guilherme de cabeça após escanteio cobrado por Ramon Menezes. O placar permaneceu até os 44 minutos do segundo tempo quando Petkovic decretou a igualdade com um gol falta em um lance com falha do goleiro Veloso.

Três minutos depois, aos 47, após cobrança de falta de Ramon Menezes da intermediária, Edgar, que naquela tarde formou dupla de zaga com Marcelo Djian, se antecipou ao goleiro Júlio César e garantiu a vitória atleticana.

Esta foi a primeira das 38 partidas entre os dois clubes pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os cinco jogos restantes na lista de 43 foram quatro pela Copa do Brasil (2006 e 2014) e um pela Primeira Liga (2016).

Na Copa do Brasil aconteceu o principal confronto entre eles neste século, nas semifinais de 2014. O Flamengo fez 2 a 0 no Maracanã, na ida, e chegou a abrir 1 a 0 no Mineirão, na volta. Mas, levou a virada e viu o Galo ficar com a vaga na final, onde conquistaria a taça em cima do Cruzeiro, com a goleada por 4 a 1.

Goleadas

Uma marca dos confrontos entre os dois clubes neste século são as goleadas. E neste recorte, a vantagem é atleticana. Em 11 dos 43 jogos entre os rivais neste século o vencedor fez três ou mais gols de diferença. A façanha foi alcançada pelo Galo sete vezes, e pelo Urubu em quatro oportunidades.

Em 14 de novembro de 2004, num momento em que os dois clubes brigavam contra o rebaixamento, o Atlético alcançou a maior goleada da história do confronto vencendo por 6 a 1 em partida disputada no Ipatingão – o Galo pagava perda de mando de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Essa vantagem atleticana nas goleadas faz com que o clube tenha mais gols marcados que os flamenguistas nos confrontos entre eles a partir de 2001. O Galo balançou as redes rubro-negra 64 vezes contra 57 gols do Urubu.

A última lavada do confronto é atleticana. Em 8 de novembro de 2020, pela 20ª rodada do Brasileirão, o Galo fez 4 a 0, jogando no Mineirão sem a presença de público por causa da pandemia.

No geral, são 118 partidas entre Atlético e Flamengo, sendo o primeiro jogo entre eles em 16 de junho de 1929, no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes, que terminou com vitória flamenguista por 3 a 2.

O rubro-negro venceu 47 vezes, o Galo, 39, e foram 32 empates. Nos gols, a vantagem é também dos cariocas (185 a 179).