Por Ascom Prefeitura
Na noite desta quinta-feira, 17, a Prefeitura de Sete Lagoas, a 5ª Cia Independente de Bombeiro Militar e o Grupo UAI Hotéis e Pousadas reuniram empreendedores do setor de eventos para uma apresentação sobre protocolos necessários, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI). Denominada "Evento Legal é Evento Seguro", a apresentação contou com uma palestra dos bombeiros, responsáveis pelo atendimento da região. "Os grandes atores são vocês, produtores. O desenvolver de todo o evento depende da preparação inicial, seguindo à risca todos os protocolos", salientou o Tenente da 5ª Cia, Evandro Samuel.
O objetivo do evento foi sanar dúvidas sobre os procedimentos corretos para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), se necessário, e o alvará da Prefeitura, dependendo do tipo de evento, local de realização, materiais e estruturas a serem utilizadas e quantidade de público. "Nosso objetivo é trazer o máximo de informações possíveis para os produtores para que eles possam ter a corporação, não como parceiros, mas nem como empecilho. Sabemos a quantidade de regras da nossa legislação, mas trabalhando com bom senso e diante das medidas necessárias tomadas pelos produtores, teremos uma relação de harmonia", comentou Evandro Samuel.
Sete Lagoas foi a primeira cidade da região a possuir um decreto próprio que regulamenta a organização de eventos, desde 2019. "Acreditamos que, com o decreto e agora com esse mini-curso, teremos condições de trabalhar de forma ainda mais correta, conhecendo bem a legislação e oferecendo cada vez mais segurança aos participantes e frequentadores das nossas casas e dos nossos eventos", disse o empresário Darlan César, proprietário do Chalezinho Beer.
Na manhã da última terça-feira, 15, a CDL foi sede do mesmo evento, porém, o público-alvo foi o setor público, e contou com a presença de representantes de mais dez municípios da região, além da Vigilância Sanitária Municipal. O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz Alves, também marcou presença nas duas ocasiões. "É muito importante para que os promotores tenham conhecimento da legislação e dos documentos necessários, tempo necessário para entrar com o pedido de alvarás, AVCB e pedido se segurança da Polícia Militar e os tipos de projetos, de acordo com a magnitude do evento a ser realizado", afirmou.
O Grupo UAI, por sua vez, apresentou parte do seu trabalho em promoções de eventos como, por exemplo, a Feconex, feira de negócios entre indústrias, comércios e serviços que será realizada em agosto deste ano. "Vamos disseminar cada vez mais essas informações para que Sete Lagoas tenha mais eventos de qualidade e seguros para todos. Essa é a grande reflexão que podemos levar dessas palestras", cincluiu o presidente do Grupo Uai, Gabriel Ferrari.
Ao final das palestras, uma série de dúvidas apresentadas pelos presentes foram respondidas por membros de cada órgão responsável pela emissão de documentos e licenças para a realização de eventos: Fernando Otávio, da Cecon; Silvana Tavares, superintendente de fiscalização da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo; Tenente Vitor Santos, da Polícia Militar; além do Tenente Evandro Samuel. Os encontros foram uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas, 5ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros e Grupo UAI Hotéis e Pousadas, com apoio do Sicoob Credisete, CDL, ACI e Sebrae.