Coperlidere
RR MÍDIA 3
TRISTE DEBUTE

Estreante em Libertadores, América sofre gol aos 45 minutos e perde para o Guaraní em BH

Disputando pela primeira vez o torneio mais importante da América do Sul, o Coelho não conseguiu furar a defesa paraguaia e foi punido com gol no final

24/02/2022 09h36
Por: Redação

Por Itasat

Uma noite histórica, mas que terminou em dura derrota para o América. Disputando pela primeira vez a Libertadores, em quase 110 anos desde a fundação, o Coelho teve pela frente o Guaraní, mas não conseguiu balançar a rede e, aos 45 minutos do segundo tempo, viu os paraguaios balançarem a rede de Jailson e tirarem o zero do placar da Arena Independência. 

O jogo decisivo acontecerá em 2 de março (quarta-feira) e será disputado em terras paraguaias. O confronto do Defensores del Chaco definirá quem avança à próxima fase do torneio de clubes mais importante da América do Sul.

Sem o meia Alê, diagnosticado com a covid-19, o América debutou numa competição internacional com o apoio de seu torcedor. Apesar de as cadeiras da Arena Independência não estarem lotadas, quem esteve no Horto empurrou o time para buscar a importante vitória no jogo de ida da primeira fase.

Na primeira etapa, o que se viu foi o time mandante dominar as ações e, para se ter ideia da predominância do alviverde em campo, foram 8 finalizações contra nenhuma dos paraguaios; contudo, sem efetividade para balançar a rede. Juninho e Wellington Paulista criaram as duas melhores chances.

No segundo tempo, precisando marcar, o Coelho seguiu indo ao ataque e tentando criar situações. Explorando os contra-ataques, o Guaraní quase abriu o marcador no Independência aos 30 minutos, quando Samudio, de cabeça, acertou a trave esquerda de Jailson. 

Vendo o América perder a velocidade e o encaixe, mesmo com as substituições promovidas por Marquinhos Santos, o Guaraní se trancou mais na defesa, principalmente nos 10 minutos finais, e controlou a situação. Como prêmio, já no apagar das luzes, veio o prêmio: Colmán, após roubada de bola, limpou a defesa americana e chutou encobrindo o goleiro do Coelho.

Um triste início de Libertadores para o América, que agora precisará vencer em terras paraguaias para seguir vivo no torneio.

Ficha Técnica:

América 0 x 1 Guaraní-PAR

Motivo: jogo de ida da primeira fase da Pré-Libertadores

Data: 23 de fevereiro de 2021

Horário: 19h15 (de Brasília)

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)

Cartão amarelo: Patric, Éder (AME); Angél Benítez (GUA)

Cartão vermelho: - 

Gol: Colmán, aos 45 minutos do segundo tempo, para o Guaraní

América - Jailson; Patric (Cáceres), Maidana, Éder, Marlon e Lucas Kal; Juninho, Índio (Pedrinho), Felipe Azevedo (Everaldo), Matheusinho e Wellington Paulista (Rodolfo). Técnico: Marquinhos  Santos

Guaraní-PAR - Vásquez, Rodi Ferreira, Cáceres (Júlio González), Roberto Fernández, Guillermo Benítez, Mendoza (Bareiro), M. González, Rodrigo Fernández (Angel Benítez), Colmán, Fernando Fernández, José Núñez (Samudio). Técnico: Fernando Jubero