RR MÍDIA 3
Coperlidere
Posição do Brasil

Governo brasileiro diz que ‘acompanha com grave preocupação’ o conflito entre Rússia e Ucrânia e pede solução diplomática

Governo Federal emitiu uma nota para se posicionar sobre a invasão da Rússia a Ucrânia

24/02/2022 11h39
Por: Redação

Por Itasat

O Governo brasileiro disse que “acompanha com grave preocupação” a invasão da Rússia a Ucrânia, ocorrida nesta quinta-feira (24). Segundo a nota, o governo deseja que sejam suspensas as hostilidades entre os dois países e que seja encontrada uma solução diplomática para o conflito. 

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, diz a nota.  

O governo ainda ressaltou que deseja uma solução pacífica e que faz o pedido com base na sua posição nas Nações Unidas. “Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias”. 

PRESIDENTE BOLSONARO 

Embora o governo federal tenha divulgado uma nota oficial sobre o conflito, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou publicamente sobre a invasão da Rússia e Ucrânia, ocorrida nesta quinta-feira.