Por Itasat
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida em Minas Gerais pela Presidência da República. O petista tem 44% das intenções de voto entre os eleitores do Estado, mais que a soma de todos os outros candidatos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 23%, segundo pesquisa do Instituto Ver encomendada pela Rádio Itatiaia.
É a primeira vez que a Itatiaia divulga pesquisa de intenção de voto e, com isso, é dado início à cobertura das eleições de 2022, tendo ainda pela frente um calendário de pesquisas ao longo do ano. Nessa quinta-feira, foi publicada intenções de voto para governador e senador.
Sérgio Moro (Pode) aparece em terceiro com 5% das intenções, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 4%. O deputado André Janones (Avante) tem 2%.
João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1% cada. Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram.
Os entrevistados que disseram não saber ou que não responderam totalizam 10%. Aqueles que disseram votar em branco, nulo ou em ninguém somam 9%.
Pesquisa estimulada para presidente em Minas Gerais
Lula (PT) - 44%
Bolsonaro (PL) - 23%
Sergio Moro (Podemos) - 5%
Ciro Gomes (PDT) - 4%
André Janones (Avante) - 2%
João Doria (PSDB) - 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
Simone Tebet (MDB) - 0%
Felipe d'Ávila (Novo) - 0%
Ninguém / Branco / Nulo - 9%
Não sabe / Não respondeu - 10%
Mais dados
O ex-presidente Lula aparece à frente de Bolsonaro em dez das 12 regiões pesquisadas. Os dois empatam nas outras duas.
Lula lidera em todas as faixas etárias e entre homens e mulheres. O ex-presidente também aparece à frente entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos e na faixa de renda de dois a cinco salários, enquanto Bolsonaro é o primeiro entre os que ganham acima de 5.
O atual presidente também aparece à frente entre os mais escolarizados, enquanto Lula lidera entre aqueles com até o ensino fundamental completo e também na categoria até fundamental completo.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os candidatos, Lula aparece com 32% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 19%.
Ciro Gomes e Sergio Moro aparecem com 2% e 1%, respectivamente. Os votos em branco e nulo ou em ninguém são 5%. Não sabe e não respondeu são 39% dos entrevistados.
A pesquisa ouviu 3.000 pessoas entre 19 e 21 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-01859 / 2022.