RR MÍDIA 3
Coperlidere
Ataque

Tropas russas invadem distrito da capital Kiev, afirma Ucrânia

Moradores são orientados a permanecerem em locais fechados e seguros

25/02/2022 09h31
Por: Redação

Por Itasat

Tropas russas chegaram nesta sexta-feira (25), a Kiev. Tanques de guerra da Rússia já são vistos nas ruas da capital da Ucrânia. Desde a noite dessa quinta-feira (horário local), a cidade tem sido atingida por mísseis balísticos. Há relato de feridos em decorrência dos ataques. 

Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, as forças russas chegaram por meio do distrito de Obolon. A pasta recomenda aos moradores permanecer em locais fechados e seguros.

Esta é a maior crise militar na Europa desde o fim da Segunda Guerra, e maior operação desde a invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003. O conflito diplomático teve início em 2014, quando o Kremlin anexou a Crimeia. Dessa vez, a entrada foi pela região separatista de Donbass e se espalhou por todo o território. 

Mortes e alvos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou 137 mortes e 316 feridos após a invasão, incluindo alvos civis - como um hospital em Donetsk. Foram relatadas explosões em Kiev, Lutsk, Lviv, Chernihy, Luhansk, Donetsk, Odessa e Kherson – basicamente em todas as regiões ucranianas. 

Em ação ousada, a Rússia tomou o controle da usina nuclear de Chernobyl, em Pripyat, palco do maior acidente nuclear da história, em 1986. Danos ao armazenamento de lixo nuclear podem provocar contaminações. 

Arsenal 

As forças russas utilizam mísseis Iskander com alcance de 500 metros, caças Sukhoi SU-35 para ataques com mísseis, porta-aviões, submarino nuclear, Sistemas de Defesa Aérea S-400 com capacidade para 300 mísseis e fuzis AK-12, que é a evolução do AK-47.