Por Itasat
A Uefa anunciou, nesta sexta-feira (25), que a final da Liga dos Campeões da Europa (Champions League) 2021/22 será realizada em Paris. Após a invasão de tropas russas na Ucrânia, a cidade de São Petersburgo não poderá mais receber a grande decisão.
De acordo com a Uefa, a partida, que será realizada no estádio Stade de France, deve ocorrer em um sábado, no dia 28 de maio, às 21h no horário local (17h no Brasil).
Por meio de um comunicado oficial emitido no site da entidade, a Uefa agradeceu ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo “apoio pessoal e empenho em transferir o jogo mais prestigiado do futebol europeu num momento de crise sem precedentes”.
A mudança ainda prevê que o governo francês e a Uefa terão participação no resgate de jogadores que atuam na Ucrânia e suas famílias. Ficou decidido também que as Seleções da Rússia e da Ucrânia e os clubes dos dois países poderão se enfrentar somente em estádios neutros até um novo aviso.
A final seria sediada na Gazprom Arena, em São Petersburgo, local que recebeu diversos confrontos da Eurocopa recentemente.
Histórico de finais no Stade de France
O Stade de France, novo palco da finalíssima da Champions, já recepcionou duas grandes decisões europeias: a vitória do Barcelona sobre o Arsenal, em 2006, por 2x1, e a conquista do Real Madrid em um 3x0 diante do Valencia, em 2000.
Repercussão na Rússia
Por conta da alteração do local da partida, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criticou a mudança da Uefa e disse ser “uma pena que tal decisão tenha sido tomada”, já que “São Petersburgo teria proporcionado as condições ideias para a realização do evento”.