Por Itasat
Guilherme Smith, de 18 anos, é um dos jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia e pede ajuda para deixar o país o mais rápido possível por medo dos ataques militares russos.
O atacante, que nasceu em Juiz de Fora e foi revelado pelo Botafogo, mora em Zaporizhzhya e atua pelo time da cidade Zorya.
A reportagem da Itatiaia conversou com o pai do atleta, Luiz Cláudio de Carvalho. Ele admite que a família está aflita com a situação e pede ajuda ao governo federal para tirar Guilherme e os brasileiros companheiros de time o mais rápido possível.
"A gente vê com muita tristeza, né? É muito tenso. A gente não tem palavra pra descrever o que está acontecendo. O Guilherme está lá com muito medo, muito tenso, e a gente tem pedido a todos os órgãos, senadores, deputados, a imprensa para tirá-lo de lá em segurança", desabafa.
Nas redes sociais, Guilherme publicou um vídeo nesta quinta-feira (24), pedindo ajuda para para sair do país. Na publicação além de Guilherme estão os companheiros de time, o lateral Juninho, que é de Cataguases (MG), e o atacante Christian Fagundes, de Pelotas (RS).
"Estamos aqui passando por uma situação muito difícil", desabafa. Eles reclamam da falta de notícias sobre a retirada do país, já que o espaço aéreo está restrito.
Ajuda
Mais cedo, os atletas Derek, Fabinho e Marlyson também postaram vídeo nas redes sociais pedindo apoio para deixar país do Leste Europeu por conta da tensão vivida com os ataques russos.
Campeonato suspenso
Após a invasão de militares russos durante a madrugada desta quinta-feira (24), na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano foi suspenso de forma oficial. Em curto comunicado, a Premier League Ucraniana diz que a decisão foi tomada por conta da lei marcial imposta no país. Ainda não há uma data de quando o Campeonato Ucraniano poderá ser retomado.