Por Itasat
Tropas russas entraram em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, na madrugada deste domingo (27) - horário de Brasília-, em mais um avanço para tomar o país. As últimas horas foram de bombardeios e combates entre tropas russas e ucranianas.
O governo ucraniano confirmou uma "incursão" de tropas russas no centro de Kharkiv, cidade com 1,4 milhões de habitantes, localizada a nordeste de Kiev. "Houve uma incursão de veículos leves do inimigo russo na cidade, inclusive na parte central", disse Oleg Sinegubov, responsável pela administração regional. "As forças armadas ucranianas estão eliminando o inimigo", acrescentou.
Vídeos compartilhados pelas redes sociais - e também por representantes do governo, como o conselheiro do Ministério do Interior Anton Herashchenko - mostraram blindados russos passando por uma rua da cidade.
O gabinete do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, também informou que a Rússia havia explodido um gasoduto em Kharkiv. O governo emitiu um alerta à população a se protegerem da fumaça, cobrindo as janelas com panos úmidos.
A ofensiva russa no sul do país também progrediu. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o exército cercou duas grandes cidades na região, Kherson e Berdyansk, que somadas têm cerca de 400 mil habitantes.