RR MÍDIA 3
Coperlidere
no clássico

No clássico, Mineirão terá reconhecimento facial que pode substituir entrega de ingresso

Tecnologia visa identificar torcedores proibidos de ir aos estádios, mas pode ser ampliada

04/03/2022 09h57
Por: Redação

Por Itasat

O clássico entre Atlético e Cruzeiro no próximo domingo (6), contará com uma tecnologia para evitar a entrada de pessoas com histórico criminoso no Mineirão. O sistema de reconhecimento facial consegue descobrir quem é a pessoa apenas pelos traços e características do rosto. 

Apesar de inicialmente ser usada para controle de torcedores com histórico de violência, é possível pensar no uso da tecnologia para outros fins, segundo a Biomtech, empresa responsável pelo sistema. O reconhecimento facial poderia, inclusive, substituir a apresentação dos ingressos na catraca. 

"Somente pela face você [torcedor] já terá o acesso [ao estádio] desde que você tenha evidentemente comprado o ingresso", explica o diretor da Biomtech, Ricardo Cadar. A partir do reconhecimento facial, o sistema também consegue, por exemplo, atestar se determinada pessoa se vacinou contra covid-19. 

"Estamos evoluindo, junto a Atlético e Cruzeiro, para que o acesso ao estádio a partir das finais agora do Campeonato Mineiro e também para Campeonato Brasileiro deste ano, seja via reconhecimento social, via acesso pela face", afirmou. 

Torcedores impedidos

Ainda sobre torcedores que não deviam estar nos estádios por terem cometido crimes, Ricardo ressalta que o afastamento das arquibancadas era praticamente impossível pela dificuldade de identificação.

"Com esse nosso sistema, a face do torcedor será cadastrada, e nos próximos jogos — caso ele tenha que se manter afastado do estádio pelo período que o juiz determinar — ele terá que se apresentar no Fórum Lafayette na hora do jogo para termos certeza de que ele não estará no estádio", explica.