Por Itasat
O governo da Ucrânia informou que o general condecorado Vitaly Gerasimov chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do 41º Exército do Distrito Militar Central da Rússia, morreu durante combate contra tropas ucranianas, nessa segunda-feira (7). A morte do general repercute muito na imprensa polonesa e ucraniana.
Vitaly Gerasimov comandava forças russas no Norte da Ucrânia foi morto na cidade de Kharkiv. Trata-se de uma baixa relevante para o governo russo, destaca a imprensa ucraniana e polonesa.
A Ucrânia divulgou por meios oficiais nesta segunda-feira (7), a morte de mais um general russo em combate na operação de invasão do país.
Vitaly Gerasimov foi condecorado pela Rússia após a operação de tomada da Crimeia. Ele também participou da segunda guerra na Chechênia e da operação militar russa na Síria.
Segundo o governo ucraniano, é a segunda morte de militares russos de alta patente nos últimos dias. O major-general Andrei Sukhovetsky, vice-comandante do 41º Exército de Armas Combinadas, foi morto na última sexta-feira (4).
Dois milhões
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta terça-feira (8), que o número de refugiados passa de 2 milhões. Metade desse contingente (1,2 milhão) se dirigiu à Polônia.
Outras importantes nações de destino são Hungria (191,3 mil), Eslováquia (140,7 mil), Moldávia (82,8 mil), Romênia (82 mil) e a própria Rússia (99,3 mil). Para efeito de comparação, o número de refugiados ucranianos no mundo até junho de 2021, segundo o Acnur, era de 53,5 mil.