Por Itasat
Um ataque aéreo da Rússia à cidade de Sumy, região Nordeste da Ucrânia, deixou ao menos 21 civis mortos, incluindo crianças, declarou a promotoria regional em comunicado divulgado nesta terça-feira (8).
Conforme o serviço de emergência da Ucrânia, o ataque ocorreu, na noite dessa segunda-feira (7), no horário local, em uma área residencial e "vários prédios" foram atingidos pelo bombardeio russo.
Sumy é uma das cidades contempladas com cessar-fogo russo, iniciado às 10h desta terça-feira. O objetivo é retirar civis da área de conflito. A pausa nos ataques, segundo a Rússia, também é válida para Kiev, Kharkiv e Maiupol.
Na noite dessa segunda-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o exército russo de ter, repetidamente, falhado em retirar civis através de corredores humanitários.
A invasão russa representou, à Ucrânia, uma de suas piores crises humanitárias. A situação piora a cada dia, com várias cidades sitiadas onde os alimentos estão acabando. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de refugiados deve chegar a 2 milhões entre esta terça e esta quarta-feira (9).