Por Itasat
Em Minas Gerais, em meio à retomada presencial das atividades, ao menos seis das 11 universidades federais vão exigir comprovante de vacinação contra covid-19. Em algumas, como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda não há definição sobre o tema. Os dados foram levantados pelo portal g1.
Vão exigir o certificado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Além da UFMG, também não têm uma posição estabelecida sobre o tema as seguintes instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Não vão exigir o certificado: Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ambas no Sul de Minas Gerais.
O Ministério da Educação chegou a publicar um despacho dizendo que as instituições federais de ensino não poderiam cobrar a vacina para restabelecer a volta às aulas presenciais.
Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar uma ação sobre o tema, decidiu que as instituições têm autonomia para decidir sobre a exigência.