Coperlidere
RR MÍDIA 3
PANDEMIA NO ESTADO

Covid-19: Minas deve anunciar fim de medidas restritivas nesta quinta

Decisão deve ocorrer após avanço da vacinação e redução de casos e mortes

10/03/2022 09h08
Por: Redação

Por Itasat

Por conta do avanço da vacinação e a queda dos índices de casos e mortes pela Covid-19 em todo o estado, o governo de Minas deve anunciar, nesta quinta-feira (10), o fim das ondas restritivas e um novo plano que será adotado. 

Quem explica como é feita a transição de uma pandemia para uma epidemia é Renan Pedra, professor de Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Estamos passando por um momento interessante da pandemia em que se observa uma redução drástica do número de casos. Mas a mudança dessa definição de pandemia acontece pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para que isso seja definido, nós teríamos que ter a inexistência de casos em múltiplas localidades do globo”, afirmou Renan Pedra.

O professor da UFMG enfatiza que é necessário zerar o número de casos em vários países para que, oficialmente, a pandemia acabe.

“Para que a Organização Mundial da Saúde deixe de chamar a Covid-19 de uma pandemia, precisaríamos de zerar os números de casos em diversos países ou de reduzir esse número de casos substancialmente para que isso não se tornasse uma doença que gerasse preocupação de saúde pública. Então, ainda é difícil estabelecer quanto tempo nós ainda estaríamos em pandemia, mas, sem dúvida, o cenário hoje é bem mais positivo do que a gente observava há um mês”, concluiu.

Pandemia em Minas

Desde o início da pandemia, Minas já registrou 3.249.737 casos da doença, além de 60.079 óbitos pelo novo coronavírus no estado, conforme o boletim atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nessa quarta-feira (9).

Já em relação aos casos em acompanhamento, o número é de 94.189 exames. 

Ainda segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual, 3.095.469 casos de Covid-19 foram recuperados em Minas.