Coperlidere
RR MÍDIA 3
Fenômeno

Nuvem de areia do Deserto do Saara deve atingir o Brasil nos próximos dias

Estados mais ao Norte do país podem registrar o fenomêno

10/03/2022 09h28
Por: Redação

Por Itasat

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) identificou uma nuvem de areia do deserto do Saara que está se aproximando da costa brasileira. De acordo com o órgão, no último domingo (6), a poeira já estava próxima ao nordeste brasileiro e deve continuar se movimentando nos próximos dias. O fenômeno é denominado por especialista de "nuvem de poeira Godzilla", por sua dimensão.

Os sinais do fluxo apontam que as massas de ar que transportam areia devem avançar sobre o Oceano Atlântico e vai alcançar as áreas continentais da América do Sul - no Brasil, estados mais ao Norte -, e do Caribe. Essas projeções foram divulgadas pelo Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus da União Europeia.

O fenômeno não é incomum, segundo especialistas. As nuvens de areia saariana geralmente se deslocam através do Oceano Atlântico da África, principalmente do final da primavera ao início do outono no Hemisfério Norte. No entanto, se for grande o suficiente e com ventos favoráveis, a poeira pode viajar milhares de quilômetros e atingir outros continentes.

Com consequência climática, a nuvem de poeira inibe a formação de ciclones tropicais como tempestades tropicais e furacões devido ao ar extremamente seco. Isso porque um ciclone tropical precisa de um ambiente quente, úmido e calmo.

A poeira do Saara, no entanto, também pode trazer benefícios. Segundo um estudo a partir de dados da NASA, o fenômeno é benéfico para a floresta amazônica, servindo como “alimento” para a floresta tropical. A viagem transoceânica de um continente para o outro, de acordo com os pesquisadores, é importante por causa do que está na poeira.