Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e chefes das forças de segurança do estado se reúnem na manhã desta sexta-feira (11), na Cidade Administrativa. No encontro, estará em pauta a reivindicação da categoria, que cobra recomposições salariais. Pelo menos três grandes manifestações foram realizadas nos últimos dias; a última delas nessa quarta-feira (9).
A sensação, entre os integrantes da segurança pública, é de expectativa com relação ao encontro. Zema deve apresentar uma proposta para colocar fim à crise institucional entre governo e a categoria, que se movimenta para pressionar o Executivo. O encontro será às 8h40.
Devido à insatisfação, os policiais tomaram atitudes que remetem a atos grevistas — embora a greve, propriamente dita, de forças de segurança seja proibida. Serviços deixaram de ser realizados. Os policiais penais, por exemplo, cortaram, em alguns casos, as visitas a detentos, o que gerou uma onda de protestos de pessoas ligadas a presidiários, com ônibus incendiados em BH.
A proposta a ser feita pelo governo é mantida sob sigilo. Algumas fontes, ligadas aos comandos das forças, acreditam que o percentual de aumento deve ser mantido em 10% — válido para todos os servidores —, mas com alguns benefícios a mais.
Outras fontes acreditam que a proposta pode chegar a 12% e também com outros benefícios.