Por Itasat
A XP Investimentos, empresa responsável por captar a empresa de Ronaldo Fenômeno para comprar 90% da Sociedade Anônima do Cruzeiro, contestou a nota emitida pela Mesa do Conselho Deliberativo da Raposa. Documento esse que criticou pontos do acordo entre o clube e o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira.
Em documento enviado à imprensa, a XP mantém sua opinião de que a proposta de Ronaldo Fenômeno é a mais sustentável para o Cruzeiro, e que há erros de interpretação na carta emitida pelos conselheiros e membros que integram a comissão da SAF.
"Sobre as informações da Nota Oficial da Mesa Diretiva do clube, a XP reitera que o valor a ser investido será de R$ 400 milhões, que há imprecisões técnicas e interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta assinada. Em nome da preservação da confidencialidade do contrato ao qual estamos vinculados e que sempre respeitaremos, não podemos corrigi-las publicamente. Entretanto, vale ressaltar que as condições finais de uma transação só ocorrem após uma diligência completa da parte compradora e, nesse caso, Ronaldo e sua equipe tiveram aproximadamente 3 meses de trabalho intenso para fazer um diagnóstico completo da real situação financeira e operacional do Clube"
A nota oficial da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro questiona, dentre outros pontos, o repasse de imóveis importantes do clube, como as Tocas I e II, para a SAF. Critica ainda os valores a serem investidos no clube por Ronaldo ao longo dos próximos anos. O que a XP discorda.
"Como assessora financeira do Cruzeiro Esporte Clube, fizemos apresentações para aproximadamente 100 potenciais investidores de diversos países ao longo de três meses e foram enviadas apenas 2 propostas, o que demonstra os graves problemas financeiros do clube. Diante desses fatos, a XP acredita que a proposta aceita é a melhor e mais sustentável para um projeto de longo prazo", garantiu.
Com quatro páginas, a nota então emitida pelo Conselho Deliberativo mostra descontentamento com a operação que envolve Ronaldo Fenômeno.
"O real conteúdo do proposto pelo Ronaldo somente nos foi apresentado pela presidência do Cruzeiro quase dois meses após o anúncio do fato, apesar da nossa constante insistência na sua divulgação. Pudemos observar, com lamentação, que o Ronaldo não iria assumir qualquer valor da dívida, ficaria desde o início do processo como detentor de 90% da participação acionária da SAF, com o compromisso de aportar na própria SAF a quantia de 50 milhões de reais no momento em que se desse a concretização do negócio e, 350 milhões de reais, por meio de receitas "incrementais" que seriam geradas para a SAF por meio da gestão Ronaldo", diz parte da nota.
O documento emitido pelos conselheiros do Cruzeiro, como a Itatiaia publicou, quebrou regras de confidencialidade estabelecidas anteriormente. Fato que desagradou tanto a XP quando o time de Ronaldo.
"A XP salienta que, mesmo com a negociação ainda não concluída, o Cruzeiro vem beneficiando-se da parceria com um dos maiores nomes do futebol mundial, tanto em crescimento de receita quanto na organização das contas da entidade, numa demonstração da assertividade da decisão, tanto pela exposição midiática, que reconduzem o Cruzeiro ao patamar que lhe é de direito, como pela associação à uma personalidade do quilate do Ronaldo “Fenômeno”, que, além do comprovado histórico como homem de negócios, possui enorme identificação com o clube", pontuou.
Leia a nota da XP Investimentos na íntegra
A XP Investimentos foi contratada pelo Cruzeiro Esporte Clube por sua expertise e renome no mercado de capitais e, enquanto sua assessora financeira, busca sempre a melhor negociação possível para seu cliente, vislumbrando o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo.
Sobre as informações da Nota Oficial da Mesa Diretiva do clube, a XP reitera que o valor a ser investido será de R$ 400 milhões, que há imprecisões técnicas e interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta assinada. Em nome da preservação da confidencialidade do contrato ao qual estamos vinculados e que sempre respeitaremos, não podemos corrigi-las publicamente. Entretanto, vale ressaltar que as condições finais de uma transação só ocorrem após uma diligência completa da parte compradora e, nesse caso, Ronaldo e sua equipe tiveram aproximadamente 3 meses de trabalho intenso para fazer um diagnóstico completo da real situação financeira e operacional do Clube.
Como assessora financeira do Cruzeiro Esporte Clube, fizemos apresentações para aproximadamente 100 potenciais investidores de diversos países ao longo de três meses e foram enviadas apenas 2 propostas, o que demonstra os graves problemas financeiros do clube. Diante desses fatos, a XP acredita que a proposta aceita é a melhor e mais sustentável para um projeto de longo prazo.
A XP salienta que, mesmo com a negociação ainda não concluída, o Cruzeiro vem beneficiando-se da parceria com um dos maiores nomes do futebol mundial, tanto em crescimento de receita quanto na organização das contas da entidade, numa demonstração da assertividade da decisão, tanto pela exposição midiática, que reconduzem o Cruzeiro ao patamar que lhe é de direito, como pela associação à uma personalidade do quilate do Ronaldo “Fenômeno”, que, além do comprovado histórico como homem de negócios, possui enorme identificação com o clube.
Por ser pioneiro, o Cruzeiro Esporte Clube tem hoje a melhor oportunidade para reviver seus momentos de glória e conquistas, além de liderar o processo de profissionalização e transformação que vem ocorrendo no futebol brasileiro.
Continuamos acreditando nos termos colocados pelo Ronaldo para o desfecho da transação e a XP estará ao lado de seu cliente, o Cruzeiro, totalmente alinhada aos interesses do clube nesse processo.