Por Itasat
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (18), a autorização de velórios e sepultamentos e flexibilizou regras sanitárias para eventos e shows na capital mineira. O órgão informou que as medidas foram tomadas com o avanço da vacinação e do atual cenário epidemiológico.
De acordo com a PBH, velórios e sepultamentos em Belo Horizonte agora podem receber até 60 pessoas, que devem respeitar o distanciamento social e usar máscaras faciais contra a covid. A regra anterior permitia ocupação máxima de 20 pessoas.
Segundo a prefeitura, saunas em clubes e academias também estão permitidas conforme o decreto municipal. Para os cidadãos acessarem os espaços, será necessária a apresentação do comprovante com três doses da vacina.
Ainda de acordo com o Executivo, as bilheterias físicas para a venda presencial de ingressos em eventos, cinemas, estádios de futebol e espaços similares podem funcionar com uma distância mínima de um metro entre as filas. As vendas online continuam permitidas.
Em elevadores, houve aumento de 50% para 75% do limite de ocupação de pessoas.
Eventos para público sentado
Em uma das portarias, a prefeitura desobrigou a exigência do teste de covid ou o comprovante de vacinação para assistir a peças de teatros e em casas de espetáculos, com público sentado de até 2 mil pessoas. Contudo, é necessário usar a máscara cobrindo a boca e o nariz.
Para eventos com público superior a 2 mil pessoas ou com público em pé e/ou danças, independentemente da quantidade de pessoas, continua obrigatória a apresentação do comprovante com a segunda dose da vacina ou do resultado negativo para a doença em testes RT-PCR, realizados até 48h antes do evento, ou antígeno, feitos até 24h antes da atividade.