Por Itasat
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (18), aponta Lula (PT) como favorito em Minas Gerais nas eleições ao governo federal, frente ao Jair Bolsonaro (PL). Segundo o estudo, na pesquisa estimulada — quando apresentado os nomes dos candidatos — o petista tem 46% das intenções de voto contra 21% do atual presidente.
Em um eventual segundo turno entre os dois, 56% dos entrevistados disseram escolher Lula, e 28% votariam em Bolsonaro; brancos, nulos e não pretendem votar somam 13%; 3% estão indecisos.
A pesquisa mostra que a terceira via ainda está longe de se consolidar. Sérgio Moro tem 6% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (5%), André Janones (3%) e João Doria (2%). Simone Tebet e Alessandro Vieira somam 1% cada; Eduardo Leite e Felipe D’Avila não pontuaram. Brancos, nulos e não pretendem votar somam 9%; outros 5% estão indecisos.
Alta dos combustíveis
A pesquisa também questionou os leitores sobre quem é o responsável pelo aumento de preços no Brasil; 26% dos mineiros acusam o presidente Jair Bolsonaro. Para 19%, a culpa é da Petrobras. Outros 11% afirmaram que o motivo é a guerra na Ucrânia.
Nove por cento dos mineiros afirmam que a disparada dos combustíveis é de responsabilidade dos governadores e do mercado internacional; outros 8% apontaram a alta do dólar como o fator principal pelos aumentos.
Pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa Genial/Quaest ouviu quase 1,5 mil pessoas entre os dias 11 e 16 de março. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos. O nível de confiabilidade da pesquisa Genial/Quaest é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-00132/2022.