Por Ascom Prefeitura
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do SAAE - e a AmBev são parceiras em um projeto que celebrou o Dia Mundial da Água e lança um desafio que vai envolver o cidadão na tentativa de reduzir o seu consumo e na apresentação de ideias inovadoras com este mesmo foco. Um evento, nesta terça-feira, 22, na orla da Lagoa Paulino, fortaleceu a iniciativa.
Em frente ao CAT-JK foi distribuído material informativo e as pessoas abordadas recebiam orientações diversas sobre a preservação da água. "A proposta deste projeto é muito abragente já que motiva a participação do cidadão. Que neste Dia Mundial da Água possamos unir forças em pensamento e uso consciente. O mundo precisa de nossas ações e vamos começar dentro de nossas casas", ressaltou o prefeito Duílio de Castro.
A AmBev aposta neste projeto com o poder público na expectativa de deixar um legado de grande importância para Sete Lagoas e região. “É extramente importante este trabalho de conscientização. Este projeto em parceria com o SAAE tem o objetivo de deixar este legado. Hoje, em Sete Lagoas, se consome em média 180 litros por pessoa em um único dia e a quantidade preconizada é de 110 litros. Queremos mostrar às pessoas o quanto podem cooperar e fazer a diferença”, explica Filipe Chiaradia, gerente de Engenharia e Meio Ambiente da fábrica de latas da Ambev (Latas Minas).
[foto2]O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela ONU em 1992 e, a cada ano, um tema especial desperta o cidadão para o assunto. Este ano, uma característica da captação feita pelo SAAE é destaque. “O tema deste ano fala sobre águas subterrâneas e temos uma grande captação em poços profundos, cerca de 60%. Uma ótima oportunidade de conscientizar nossa população. Agradeço à Ambev pela parceria”, comentou Robson Machado, presidente do SAAE.
O DESAFIO
O desafio que premiará consumidores de Sete Lagoas foi denominado "Cada Gota Conta!". Serão duas categorias: redução de consumo e inovação. “A divulgação será feita em todas as nossas mídias e um panfleto também chegará para todos os consumidores. Serão 50 premiados pela redução de consumo e mais três por ideias de gestão de reutilização de água”, esclarece Robson Andrade.
Para participar do desafio, o interessado deve se cadastrar no formulário pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjHYm0OrCHU4d4OA3nxH2NWQNrtMLgdeDuhlDKHEg7i1ulNA/viewform até o dia 10 de maio de 2022. O período de leitura para inscrição na categoria redução de consumo vai de 1 a 25 de abril, quando será monitorado o consumo. A data da divulgação do resultado final ainda será definida, bem como a premiação.
Na categoria redução de consumo é preciso informar dados pessoais, escolher o mês de início (março), informar o volume de água consumido no mês que está na sua conta de água, tirar uma foto da conta e inserir no formulário. Quando a conta de abril chegar, é preciso fazer um novo cadastro, escolhendo desta vez o mês de abril, e preencher este mesmo passo a passo. Já na categoria inovação, o participante deve descrever detalhadamente o funcionamento do projeto desenvolvido e executado, gravar um vídeo curto mostrando o funcionamento e inserir no formulário. No final de abril os projetos serão avaliados e os três melhores serão premiados. A votação terá uma banca avaliadora que será divulgada.