Por Itasat
Diante de 69 mil torcedores no Maracanã, a Seleção Brasileira teve mais uma atuação segura nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar e goleou o Chile por 4 a 0, nesta quinta-feira, pela penúltima rodada, no que pode ser a despedida do time da torcida antes do Mundial. Neymar e Philippe Coutinho, ambos em cobrança de pênalti, Vinícius Jr e Richarlison marcaram os gols do Brasil.
Foi a última partida da seleção em solo brasileiro pelas Eliminatórias antes da Copa. Caso o time canarinho não marque nenhum amistoso no Brasil até a viagem para o Catar - Copa será disputada entre novembro e dezembro -, esta partida foi a despedida. Ao fim do duelo, os jogadores se reuniram em campo e agradeceram aos torcedores presentes no Maracanã.
A vitória sobre o Chile mantém o Brasil na liderança isolada das Eliminatórias, com 42 pontos, e sem perder. Agora, a equipe vai para a última rodada, contra a Bolívia, no próximo dia 29, em La Paz, tentando manter a invencibilidade.
Já o Chile caiu para o sétimo lugar, com 19 pontos, e viu sua missão de ir à Copa do Mundo ficar mais complicada. Agora, a La Roja poderá alcançar somente o quinto lugar, que disputará a repescagem. Para isso, na última rodada, a La Roja precisará vencer o Uruguai, em Santiago. Além disso, os chilenos terão que torcer para que o Peru (quinto colocado, com 21) não ganhe do Paraguai, em Lima, e a Colômbia (em sexto lugar, com 20) tropece fora de casa diante da lanterna Venezuela.
Dois jogadores do Atlético estiveram em campo. O lateral-esquerdo Guilherme Arana pelo lado do Brasil e o atacante Eduardo Vargas no Chile. Ambos começaram como titulares e tiveram participação ativa na partida, com chutes de fora da área e aparecendo muitas vezes, principalmente no primeiro tempo. O defensor atuou os 90 minutos, mas o chileno deixou o campo aos 30 do segundo tempo substituído por Meneses.
Ambos também deram um susto na torcida atleticana. Primeiro foi Arana. O lateral caiu no gramado sentindo muitas dores no tornozelo, após dividida com Montecinos no meio-campo. Ele foi atendido em campo pelo médico Rodrigo Lasmar, também do Atlético, e voltou ao jogo.
Depois foi a vez de Vargas. O atacante subiu com o lateral Danilo e sofreu a famosa “cama de gato” caindo com as costas no chão. No entanto, após alguns segundos se retorcendo de dor, o camisa 11 se levantou e retornou para o duelo sem a necessidade de atendimento médico.
BRASIL 4 X 0 CHILE
BRASIL - Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Arana; Casemiro (Bruno Guimarães), Fred (Fabinho) e Lucas Paquetá (Philippe Coutinho); Vinicius Jr. (Gabriel Martinelli), Antony (Richarlison) e Neymar. Técnico: Tite
CHILE - Claudio Bravo; Isla, Paulo Díaz, Enzo Roco (Montecinos) e Suazo; Medel, Baeza (Ronnie Fernández), Aránguiz e Vidal; Alexis Sánchez e Vargas (Meneses). Técnico: Martín Lasarte
DATA E HORÁRIO: 24 de março de 2022, quinta-feira, às 20h30.
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
GOLS: Neymar (pênalti - 43’/1º), Vinícius Jr (45’/1º), Philippe Coutinho (pênalti - 26’/2º), Richarlison (45’/2º)
CARTÃO AMARELO: Paquetá, Neymar, Casemiro, Vinícius Jr (Brasil); Medel, Paulo Díaz
ÁRBITRO - Darío Herrera (ARG)
PÚBLICO: 69.368 pessoas
RENDA: R$ 6.577.230,00