RR MÍDIA 3
Coperlidere
guerra

Ataques russos já deixaram pelo menos 5 mil mortos em Mariupol

Quase 20.000 ucranianos morreram desde o início da invasão; 10 milhões foram obrigados a abandonar suas casas

29/03/2022 09h57
Por: Redação

Por Itasat

Ao menos 5.000 pessoas morreram na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, desde o início da invasão russa, anunciou à AFP nesta segunda-feira (28), uma assessora da Presidência ucraniana, responsável pelos corredores humanitários. 

"Cerca de 5.000 pessoas foram sepultadas, mas há dez dias ninguém é enterrado devido aos bombardeios contínuos", disse Tetiana Lomakina, estimando que "devido à quantidade de pessoas que ainda estão sob os escombros (…) poderia haver uns 10.000 mortos".

Bombardeio a hospital infantil deixa 17 feridos em Mariupol

O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou no no Twitter, nesta segunda-feira (28), afirmou que a região foi onde a Rússia obteve maior avanço. “A Rússia ganhou mais terreno no sul, nas proximidades de Mariupol, onde a luta continua enquanto os russos tentam tomar o controle do porto”.

A cidade portuária de Mariupol está sitiada pelo exército russo desde o final de fevereiro, o que obriga milhares de moradores a viver em condições muito precárias, sem luz e água potável.

Segundo o prefeito Vadim Boichenko, cerca de 160.000 pessoas continuam presas na cidade, de uma população total de 450.000 habitantes antes da guerra.