Por Itasat
Há quase três meses do desprendimento de uma rocha que matou 10 pessoas, está parcialmente reaberta, a partir desta quarta-feira (30), a visitação a cânions em Capitólio. A prefeitura publicou o decreto com a oficialização na semana passada.
Uma das principais mudanças é o controle do número de embarcações, com redução de fluxo. "Estamos trabalhando para atender as recomendações feitas pelos biólogos que fizeram os estudos", afirma o prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardo da Silva. A prefeitura também contratou um biólogo para acompanhamento diário dos cânions.
Outra alteração é a obrigatoriedade de uso de capacetes por turistas que forem adentrar os cânions. As lanchas também não podem ancorar nos cânions e, em dias chuvosos, as visitações devem ser suspensas.
Confira as regras:
- Análise diária, por profissional técnico, para avaliação geológica/geotécnica do atrativo, anteriormente ao início da visitação;
- Apresentação de termo de anuência assinado por passageiros das lanchas, contendo orientações sobre regras de visitação e uso de equipamentos de segurança;
- Obrigatoriedade do uso de capacete de proteção e coletes salva-vidas;
- Interrupção dos passeios em caso de chuvas ou verificação de deslocamento ou movimentação das rochas;
- Delimitação da área para embarcações e sinalização de trechos para orientar a navegação;
- Proibição da circulação para além das boias de demarcação;
- Proibição de som mecânico;
- Limitação da velocidade de navegação a 3 nós;
- Proibição da entrada de embarcações com mais de 32 pés;
- Limitação do horário das atrações - de 9h às 16h em dias úteis e de 8h às 18h nos finais de semana e feriados;
Relembre o caso
Em 8 de janeiro de 2022, um grande fragmento de rocha se desprendeu do maciço e atingiu as águas de um cânion em Capitólio. Diversas lanchas trafegavam pelo local e uma delas foi atingida em cheio. Dez pessoas morreram no incidente.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do acidente e concluiu que o desprendimento da rocha se tratou de um evento natural.